Cúpula do futebol portista procura ativamente por um “box to box” para tentar inscrever até ao Mundial de Clubes. Sondagens já arrancaram. Avaliação do Palmeiras a Ríos é de 30 M€, verba que os dragões não estão dispostos a pagar. Pai de Moriba dá conta de uma proposta que os dragões garantem a O JOGO não ter existido.
Corpo do artigo
A possibilidade de se reforçar entre os dias 1 e 10 de junho, proporcionada pela FIFA aos clubes que vão participar no Campeonato do Mundo de Clubes, tem motivado vários contactos do FC Porto no sentido de oferecer a Martín Anselmi algumas caras novas.
Como O JOGO noticiou, o meio-campo é um dos setores que o treinador argentino considera prioritário fortalecer, pelo que nos últimos dias têm surgido alguns nomes além-fronteiras como potenciais alvos dos azuis e brancos.
No fim de semana foi o de Richard Ríos, do Palmeiras, adversário dos portistas na fase de grupos do Mundial, e, ontem, o de Ilaix Moriba, que na última temporada atuou no Celta de Vigo por empréstimo do Red Bull Leipzig. No entanto, nenhum deles deverá chegar ao Dragão. Pelo menos nesta fase do mercado de transferências.
Ríos, de 24 anos, é um dos pilares do meio-campo do Palmeiras praticamente desde que chegou, em 2023. O internacional colombiano realizou mais de 100 jogos pelo clube de São Paulo nos últimos dois anos e, neste, já conta 27. Por isso, está avaliado pelo Verdão em 30 milhões de euros, o dobro do valor que lhe é atribuído pelo portal “Transfermarkt”. A verba, ao que apurou o nosso jornal, é considerada demasiado elevada pelos responsáveis do FC Porto, mesmo com a melhoria registada no último ano nas contas da SAD. Ou seja, além de ser necessário um modelo de negócio engenhoso para o contratar, ainda seria preciso convencer Leila Pereira (presidente) e Abel Ferreira (treinador) a abrirem mão do atleta para um adversário direto no Mundial, algo que não estão dispostos a fazer.
De África surgiram informações sobre o alegado interesse em Moriba, à boleia de declarações atribuídas ao pai do médio ao portal “Africafoot”. “Posso confirmar que o FC Porto se apresentou. Tivemos as primeiras conversas e as discussões prosseguem. Fizeram uma proposta por Ilaix para a próxima época”, referiu o progenitor do médio de 22 anos, formado no Barcelona, que em 2024/25 participou em 34 desafios pelo Celta. Contudo, fonte dos dragões garantiu a O JOGO que Moriba não está na agenda do clube.