Samuel já estava nos planos e o extremo do Braga foi discutido internamente.
Corpo do artigo
O FC Porto vai perder Luis Díaz para o Liverpool e parte para as últimas 48 horas do mercado de transferências com dois possíveis alvos em análise: Samuel Lino, do Gil Vicente, e Galeno, do Braga.
Um deles poderá ser o derradeiro reforço de inverno dos dragões, mas há diversos fatores em cima da mesa e o melhor mesmo é irmos por partes.
Começando por Samuel Lino, 22 anos, não entrou na agenda dos portistas agora. Já há algum tempo que despertou o interesse do FC Porto e, sabe O JOGO, o plano inicial passava por garantir a contratação do brasileiro e emprestá-lo ao Gil Vicente até ao fim desta época - ou até para lá disso - a fim de avaliar a progressão de um jogador que tem sido um dos destaques da equipa de Ricardo Soares, uma boa surpresa na Liga Bwin. Esta estratégia também levava em linha de conta o Braga, outro clube interessado em Samuel Lino e sobre o qual até tem direito de preferência - tem de ser informado sobre qualquer proposta recebida pelos gilistas e assegura a contratação do jogador se igualar os valores. Todavia, a saída repentina de Luis Díaz poderá alterar os planos do FC Porto, que já tem ideia dos termos que podem levar o Gil Vicente à mesa de negociações: cinco milhões de euros e a cedência de algum jogador. Do estrangeiro, chegam ainda sondagens do Espanhol.
Quanto a Galeno, 24 anos, foi debatido nas últimas horas pelos responsáveis do FC Porto, sem que se tenha materializado alguma abordagem ao Braga e aos representantes do jogador. Tudo terá de passar pelo aval de Sérgio Conceição, que já trabalhou com o brasileiro no Dragão. Para lá da herança pesada que Díaz deixa - para já, nas mãos de Pepê - o treinador não exige menos do que altos níveis de intensidade para conceder uma oportunidade na equipa. Noutro âmbito, recorde-se que, aquando da ida de Galeno para a Pedreira em 2019, a troco de 3,5 milhões de euros, o FC Porto reservou o direito a 50% da mais-valia de uma futura transferência. Um fator que, inevitavelmente, será tido em conta numa eventual negociação.
Alas com golo, ao jeito de "Lucho"
Numa análise às características de Samuel Lino e Galeno, há duas que se destacam e aproximam os dois extremos do perfil de Luis Díaz: velocidade e capacidade finalizadora. O jovem do Gil Vicente, que também se sente confortável em zonas mais interiores, já marcou oito golos esta época e está a três de igualar o registo de 2020/21. A conta de Galeno vai na dezena de tentos, numa temporada em que tem alternado entre o papel de ala esquerdo num sistema de três centrais - onde melhorou no aspeto defensivo - e o de extremo puro.