"FC Porto pode parecer animicamente mais débil, mas o Braga não pode contar com isso"
Guerreiros embalados e com visão clara do segundo lugar. Águia foi abatida e leão saiu atordoado; dragão chega avisado. Minhotos estão a dois pontos do FC Porto e ensaiam ultrapassagem para assalto a um posto direto de Champions; ânimo reforçado perante adversário que acaba de sair da Europa.
Corpo do artigo
Em Braga cresce a fé na equipa de Artur Jorge, alavanca-se o sonho de um lugar direto na Champions, a reboque de uma pontuação pujante e um ataque predador, que atingiu os 54 golos em Vizela, tudo isto em apenas 24 jogos. Sobram dez jornadas que vão colocar em cheque os argumentos dos guerreiros por objetivos maiores na Liga, relativamente ao passado recente, já que os palcos da competição maior da UEFA só foram pisados em 2010/11 e 2012/13.
Depois do 3-0 ao Benfica a fechar o ano, a confiança de que este Braga tem alma e qualidades para dobrar qualquer opositor da Liga é consensual na cidade e entre as figuras maiores do clube. Valoriza-se a qualidade do elenco, o momento anímico, a busca de uma meta tão palpitante e, claro, a atmosfera como anfitrião, que tem engrandecido o Braga de Artur Jorge nos embates com os mais poderosos. O campeonato abriu, aliás, com um espetacular 3-3 diante do Sporting. Os minhotos foram apenas derrubados nos seus domínios por Chaves e Casa Pia, em duas derrotas que fizeram soar alarmes, visitar demónios nas jornadas 9 e 12. Mas, balanço feito, não desuniram os guerreiros.
"Acredito na vitória e numa classificação histórica. O Braga terá de ganhar para chegar ao segundo lugar e continuar a manter o Sporting distante. Certo é que o empate não servirá a ninguém. Imagino um jogo equilibrado, quem cometer menos erros irá retirar dividendos", avisa Barroso, antigo médio que viveu épocas a fio no 1.º de Maio, mas também jogou no FC Porto, onde foi campeão nacional. Destaca-se sempre a paixão pelos guerreiros. "Que dará luta até final, não tenho dúvidas! O segundo lugar é possível, mesmo sabendo que o FC Porto tudo fará para chegar à liderança", defende o bombardeiro, que fechou a etapa em Braga com 288 jogos e 54 golos.
"Jogar na Pedreira não é fácil para ninguém. O Braga tem uma excelente equipa, que não deve nada aos grandes. Vai lutar pelo jogo", argumenta Barroso, perspetivando a matriz de cada equipa e interpretação dos acontecimentos. "Antevejo duas equipas pressionantes e as bolas paradas como decisivas, não esquecendo a importância das ações individuais, embora Braga e FC Porto façam sobressair o coletivo. Não perspetivo muitos golos", acrescenta o antigo companheiro de Artur Jorge ao serviço dos minhotos, e de Sérgio Conceição nos dragões.
Nelito, ex-jogador do Braga
"O Braga tem todas as condições para se superar e vencer, mesmo tendo pela frente uma das melhores equipas da Liga. Atravessa uma boa fase, está a jogar bem, exibe fulgor e vai fazer de tudo pelos três pontos. Tem feito bons jogos e estamos à espera que seja uma equipa próxima da que venceu o Benfica por 3-0. Que aproveite este momento! Será difícil, mas o FC Porto não me parece tão bem, nem me parece à imagem do que já foi esta época"
Barroso, ex-jogador do Braga
"O FC Porto ficou pelo caminho na Champions mas merecia passar. Por um lado, pode parecer animicamente mais débil, mas ninguém pode confiar. O Braga não pode contar com um adversário mais frágil, terá de superar sempre a competitividade do FC Porto, que tem por hábito reagir bem a momentos de adversidade. Este Braga fez-se uma belíssima equipa, estou convicto de que pode ganhar o jogo, até porque já provou capacidade para discutir o resultado contra qualquer equipa"