FC Porto tem emissários em Barranquilha e o negócio pode fazer-se por sete milhões de euros.
Corpo do artigo
Luis Díaz está muito perto de ser confirmado como reforço do FC Porto. Os emissários mandatados pela SAD reuniram ontem com os responsáveis do Junior Barranquilla e foram dados passos significativos rumo a um acordo que deverá ser selado por sete milhões de euros, por 70 por cento dos direitos económicos do internacional colombiano.
Colombiano é um extremo com caraterísticas distintas de Brahimi, ainda que também tenha no drible uma das suas armas.
A contratação pode ser fechada ainda hoje, mas é certo que o extremo esquerdo não chegará já ao Olival, prevendo-se que se apresente apenas durante o estágio de pré-temporada, no Algarve. Isto porque Díaz esteve na Copa América e vai agora gozar duas semanas de férias. Esta contratação não invalida a de Nakajima, que já tem um pré-acordo com os dragões, faltando apenas acertar com o Al-Duhail os termos do negócio: empréstimo com opção de compra ou partilha do passe.
Voltando a Díaz, o extremo esquerdo já admitiu publicamente ter recebido uma proposta dos dragões que, sabe O JOGO, é de cerca de um milhão de euros limpos por temporada, sendo que deve assinar por quatro anos. As conversas que teve com James e Falcao, mas também com o selecionador Carlos Queiroz, revelaram-se decisivas para o extremo aceitar o FC Porto em detrimento do Zenit.
Díaz é um extremo com características diferentes de Brahimi, que promete acrescentar mais profundidade ao jogo dos portistas. O colombiano tem uma história de vida bastante curiosa por ser de origem indígena, mais concretamente da tribo wayúu, também chamados guajiros, um grupo étnico ameríndio da península de La Guajira, no nordeste da Colômbia.
Chegada do "cafetero" não inviabiliza a contratação de Nakajima
Aos 18 anos integrou a equipa da sua comunidade e foi logo chamado à seleção indígena de futebol da Colômbia. Em 2015 disputou a Copa América de Povos Indígenas, onde teve como treinador adjunto a estrela colombiana Carlos Valderrema, que foi quem o recomendou ao Junior Barranquilla, onde este ano foi uma das figuras da equipa que conquistou o Torneio Abertura, chegando a internacional A.
11063120
Luis Díaz vs Brahimi em 2019
Jogos: 24-26
Golos: 4-8
Assistências: 2-2
Remates: 1,9-1,8
Passes certos 84,2%-80%
Cruzamentos: 1,2-1,6
Passes para último terço: 2-6,1
Dribles: 6,5-9,1
Dribles certos: 73,8%-73,5%
Duelos ganhos: 38,9%-47,3%
Duelos aéreos ganhos:24,6-12,5
Perdas de bola: 11,4-9,6
Recuperações: 3-4,9
11061504