FC Porto perde trio para as seleções, mas defesa ganha "reforços" frente ao Marítimo
Sérgio Conceição ganha margem de manobra na defesa, nomeadamente nos corredores, com a recuperação do jovem luso e o regresso antecipado do nigeriano. Mas perde poder de fogo na frente
Corpo do artigo
Com a vitória sobre o Famalicão no retrovisor, o FC Porto inicia na quarta-feira a preparação para a receção ao Marítimo. Sérgio Conceição concedeu dois dias de folga ao plantel, mas, entretanto, terá começado a fazer contas às opções para domingo, sabendo de antemão que pode respirar de alívio em relação ao setor defensivo, nomeadamente nas laterais: salvo algum imprevisto, João Mário, Pepe e Zaidu estarão disponíveis para o embate com os insulares.
Zaidu entra nas contas para o Marítimo após eliminação da Nigéria na CAN, assim como João Mário e Pepe, que já estão aptos. Uribe, Luis Díaz e Taremi rumaram às seleções e são baixas
Em sentido inverso, o treinador perde poder de fogo para o Marítimo já que não terá os dois melhores marcadores: Díaz e Taremi que, tal como Uribe, já integraram os estágios das respetivas seleções. O caso do médio assume contornos particulares. Expulso no jogo de domingo, vai cumprir suspensão enquanto estiver ao serviço dos "cafeteros".
Voltando às boas notícias para Conceição, João Mário e Zaidu vêm aliviar uma dor de cabeça que tem apoquentado o técnico nas últimas semanas. À direita, as adaptações de Bruno Costa e Pepê foram as soluções encontrada para colmatar as ausências, por lesão, do internacional sub-21 português e de Manafá. Porém, João Mário está recuperado e deve voltar a assumir a ala. Aliás, o camisola 23 só não foi chamado para o Famalicão por precaução. Saravia, que tem trabalhado no Olival, parece ainda não ter convencido Sérgio.
Quanto ao corredor esquerdo, a eliminação da Nigéria nos oitavos de final da CAN, ante a Tunísia, acabou por servir os interesses do FC Porto. Zaidu chega já amanhã [não deve treinar ainda] e, contra o Marítimo, até pode entrar ao onze. Wendell foi titular na ausência do internacional nigeriano e João Mendes, requisitado à equipa B, funcionou como alternativa, estreando-se, inclusive, no campeonato, ante o Belenenses. Agora, com o retorno de Zaidu e não obstante a boa impressão deixada junto da equipa técnica de Sérgio Conceição, o canhoto de 21 anos deve voltar à formação secundária.
Pepe, por sua vez, está na última etapa de recuperação da lesão sofrida em dezembro. Mbemba e Fábio Cardoso têm sido donos do eixo, com João Marcelo preparado para as eventualidades, face à ausência de Marcano, que vai fazendo treino condicionado, mas ainda terá de esperar. Em todo o caso, o seu regresso às opções também não deve tardar.
Sem contrarrelógio após seleções
Ao contrário do que sucede noutros campeonatos europeus, incluindo os do chamado "Big Five", a Liga Bwin vai prosseguir durante as datas FIFA que se avizinham. Porém, os compromissos de seleções só apanham uma ronda da Liga Bwin, pelo que Uribe, Díaz e Taremi, que desfalcam o FC Porto, já poderão defrontar o Arouca, no dia 6. E não terão a necessidade de viajar em contrarrelógio, uma vez que tanto a Colômbia como o Irão têm o último jogo a 1 de fevereiro, contra Argentina e Emirados Árabes Unidos, respetivamente.