Ex-guardião do Portimonense muda-se para o Dragão.
Corpo do artigo
O FC Porto oficializou na noite desta quinta-feira a contratação do guarda-redes Samuel, com um contrato válido até 2027. Irá vestir a camisola 94.
O brasileiro de 28 anos ainda treinou ontem, quarta-feira, às ordens de Paulo Sérgio, numa sessão que também lhe serviu de despedida antes de rumar ao Porto.
Tal como O JOGO escreveu nos primeiros dias de agosto, o FC Porto analisava três opções da Liga Bwin para compor o grupo de guarda-redes, composto por Diogo Costa, Cláudio Ramos e Francisco Meixedo, este último com competição assegurada na equipa B. Samuel Portugal estava nesse trio - Rodiney Sampaio, presidente da SAD do Portimonense, já confirmara o interesse - junto a Andrew, do Gil Vicente, e Luiz Júnior, do Famalicão. Com o aproximar do fecho do período de transferências (hoje, às 23h59), a SAD optou por Samuel e as boas relações entre os clubes facilitaram as negociações.
O reforço dos dragões chegou ao Algarve em 2018/19, depois de várias épocas nos quadros do Coritiba, do Brasil. Começou pelos sub-23 e estreou-se em 2020/21 na equipa principal com alto impacto.
Começou a titular e a baliza não lhe saiu das mãos, num crescimento visível e que não surpreende quem com ele trabalhou, como Ricardo Pessoa, ex-treinador adjunto do Portimonense. "Acredito plenamente que está preparado para as exigências do FC Porto, por tudo o que tem vindo a fazer. Está cada vez mais maduro, cresceu bastante e revela uma capacidade mental que lhe permitirá subir mais uns patamares", resume o técnico a O JOGO.
Ricardo crê que Diogo Costa "será um dos melhores do futebol mundial", mas que terá em Samuel "um sério concorrente". "Vai trabalhar com o Diamantino Figueiredo, que conheço bem [cruzaram-se no V. Setúbal]. Vai ajudá-lo a tirar ainda mais proveito das suas características. É um guarda-redes completo", acrescenta Ricardo Pessoa, com a lembrança de um atleta "super tranquilo e dedicado".
15129439