FC Porto: o melhor ataque do século só superado por Bayern e Liverpool nas principais ligas
Dragões fizeram quatro golos num jogo do campeonato pela quinta vez esta época. A média com que a equipa de Conceição tem marcado até bate o registo da de André Villas-Boas.
Corpo do artigo
Os níveis de produção de golos do FC Porto no campeonato são os mais altos desde a viragem do século.
Os dragões estão a marcar à razão de 2,58 por jornada, pulverizando todos os registos anteriores com Sérgio Conceição, bem como o da histórica equipa de André Villas-Boas, que em 2010/11 chegou ao final da competição com uma média de 2,43 por encontro.
Mesmo com a saída em janeiro do então melhor marcador (Luis Díaz), para o Liverpool, os azuis e brancos têm marcado com uma regularidade impressionante e, anteontem, na receção ao Tondela, voltaram a fazer quatro golos num só jogo pela quinta vez na I Liga. Com isso, recuperaram o estatuto de melhor ataque da prova, que haviam perdido para o Benfica na 12.ª jornada, na sequência dos 7-0 com que os encarnados venceram um Belenenses fustigado com casos de covid-19. O máximo que tinham conseguido foi estar ao mesmo nível dos encarnados, na 20.ª ronda (53 golos).
Como uma máquina bem oleada, que na principal competição nacional ainda não perdeu uma única vez, o FC Porto leva tantos jogos com três ou mais golos marcados (13) como com dois ou um. Os azuis e brancos apontaram três em sete ocasiões, quatro em cinco rondas e cinco num desafio, frente ao Moreirense, na 6.ª jornada. A equipa de Conceição tem conseguido criar oportunidades em catadupa e isso reflete-se, inclusive, na libertação da dependência das bolas paradas para ferir o adversário. De resto, o penálti que Taremi cobrou frente ao Tondela foi apenas o terceiro dos dragões nesta edição do campeonato, o que faz com que o "peso" deste tipo de lances seja de apenas 4,5%. Refira-se ainda que, dos 67 golos fabricados até agora, "apenas" 15 (22%) surgiram em situações de inferioridade numérica dos adversários.
Num olhar pelo futebol europeu, constata-se que apenas quatro equipas têm uma média de golos no respetivo campeonato superior ao FC Porto. E só duas, Bayern de Munique (2,96) e Liverpool (2,61), em ligas melhor cotadas no ranking. As outras são o Ajax (2,96) e os The New Saints (2,77), do País de Gales.