FC Porto no clássico com o Sporting: Fábio Vieira ofereceu de comer ao "Leão da Pérsia"
UM A UM >> Análise individual aos jogadores do FC Porto no clássico (2-2) com o Sporting, partida da 22ª jornada da Liga Bwin
Corpo do artigo
https://ojogo.vsports.pt/embd/74275/m/9081/ojogo/0a1baf8d580bc91437e92e9ce0030a50?autostart=false
Diogo Costa 5
Teria sido uma noite (praticamente) não fossem os dois golos sofridos, porque chegou ao fim só com uma defesa, a remate de Paulinho (4"). No resto, limitou-se a jogar com os pés.
João Mário 5
As dificuldades para conter Nuno Santos foram tremendas e ficaram bem espelhadas nos dois golos leoninos, em que o extremo teve participação ativa. Quando viu a oportunidade, não se negou a esticar o jogo pela direita e chegou a ter um remate por cima.
Mbemba 5
Os primeiros 45 minutos foram de altos e baixos. Começou por perder Paulinho no 1-0, mas depois teve um corte precioso a impedir a finalização de Nuno Santos. Melhorou após o intervalo, principalmente no passe.
Pepe 6
Foi um jogo à medida do capitão: rasgadinho e com algumas picardias em que também se envolveu. Usou do posicionamento para apagar alguns fogos, mas nem isso lhe valeu nos dois golos do Sporting. Teve um remate perigoso aos 3" e foi expulso após o apito final.
Zaidu 6
A presença de Sarabia não o impediu de subir e, numa das incursões em que demorou a recuar, o Sporting fez o 2-0. Contudo, continuou a aventurar-se e aos 59" chegou mesmo a rematar ao poste.
Uribe 6
Ficou responsável por fechar os espaços atrás da primeira linha de pressão portista, pelo que não se aventurou tanto no processo ofensivo. Quando a bola lhe chegou, procurou ser, acima de tudo, prático.
Vitinha 6
Arrancou com tudo e aos 22 segundos já obrigava Adán a boa defesa. Apanhou um susto pouco depois (4") quando perdeu a bola em zona proibida, mas recompôs-se rapidamente e manteve o nível alto até ser sacrificado (57").
Otávio 6
Autorizado a pisar várias zonas no processo ofensivo, participou no desenho de alguns lances até se fixar no meio com a saída de Vitinha. Intenso nos duelos e na reação à perda. Faltou maior acerto nos cruzamentos.
https://ojogo.vsports.pt/embd/74270/m/9081/ojogo/587e351888e0225a038b37e8991f202c?autostart=false
Taremi 8
A colocação à esquerda foi um engodo, porque foi próximo de Evanilson que passou a maior parte do tempo, principalmente após a expulsão de Coates. Aos 24 segundos obrigou Adán a uma boa defesa e aos 38" serviu Fábio Vieira para o 2-1. O primeiro golo da carreira ao Sporting surgiu de cabeça, aos 78", e deu um ponto ao FC Porto.
Evanilson 6
Foi o primeiro a sair ao portador da bola e baixou várias vezes no terreno para tentar ajudar a equipa a fazer a ligação defesa-ataque. Apesar de se ter batido como um... dragão com os centrais, não logrou espaço para rematar.
Galeno 5
Ensaiou algumas arrancadas que causaram problemas. No entanto, raramente definiu bem.
Pepê 5
Injetou alguma energia à direita e teve um cruzamento perigoso (84").
Francisco Conceição 5
Por pouco não desviou um cruzamento de Pepê (84").
Toni Martínez 5
Um remate à figura do guarda-redes do Sporting.
Grujic 6
Obrigou Adán à defesa da noite nos descontos num remate de cabeça.
https://ojogo.vsports.pt/embd/74262/m/9081/ojogo/51de3c99ff0af7ed8119706a15d57dc5?autostart=false
A FIGURA >> Fábio Vieira: 8
Um golo e uma oferta a selar a recuperação
Há quem diga que o pé esquerdo de Fábio Vieira tem olhos tamanha é a facilidade com que o médio coloca a bola onde quer, mas o direito não lhe fica nada atrás. Depois de o ter utilizado para marcar ao Benfica, voltou socorrer-se dele ontem para bater Adán e iniciar a recuperação dos dragões, para a qual contribuiu ainda com uma assistência - com a canhota - para Taremi, na sequência de um jogada de insistência que também desenhou. A isto juntou-se uma abnegação e uma vontade tremenda de ter a bola, tendo ainda registado um remate por cima dos 77 minutos.