Resposta do lateral ao aumento da carga física tem sido positiva. Reinado de João Mário com Anselmi sob ameaça. Os dois defesas chegam a esta fase da época separados por três minutos de jogo. João Mário lidera o ranking de assistências dos portistas na soma de todas as provas, Martim surge no topo no campeonato.
Corpo do artigo
Nem todas as dores de cabeça são más para Martín Anselmi por estes dias. A recuperação total de Martim Fernandes é uma daquelas que o treinador até não se importará de ter na preparação da deslocação a Arouca, por lhe oferecer poder de escolha para o lado direito da defesa, que tem sido maioritariamente ocupado por João Mário.
O duelo entre os dois produtos da formação portista reativa-se, assim, mais uma vez, depois de ter animado a parte inicial da temporada. De resto, Martim e João chegam esta fase apenas separados por três minutos no tempo de utilização, com vantagem para o primeiro (1667’), que passou o último mês a recuperar de uma lesão muscular sofrida no encontro em que Anselmi já viu na bancada (Santa Clara).
A recuperação total de Martim Fernandes para o jogo com os arouquenses já havia sido antecipada pelo treinador, na conferência de Imprensa de lançamento do desafio com o V. Guimarães, mas estaria sempre dependente da resposta dada ao aumento das cargas esta semana. Com metade do programa de treinos até sábado cumprido - restam dois -, o lateral-direito de 19 anos vai dando sinais bastante positivos, colocando em xeque a previsível titularidade de João Mário, que cumpriu castigo na última jornada, com os vimaranenses. Martim apresenta o trunfo de ser o líder das assistências entre os portistas na liga (cinco), a par de Moura, mas é o internacional A português (seis) quem surge no topo do ranking na soma de todas as competições disputadas pelos azuis e brancos esta época . Curiosamente, das três que assinou no campeonato, duas foram contra o... Arouca, na primeira volta.
Com Pepê afastado durante o próximo mês por causa de um problema muscular, a disponibilidade de Martim chega no momento certo para Anselmi, que frente ao V. Guimarães recorreu a Gonçalo Borges para atuar à direita. Embora o extremo tenha ficado ligado ao golo de Fábio Vieira, entregando-lhe a bola antes do disparo certeiro, não é de crer que venha a repetir a experiência sobretudo quando os “donos” do lado direito da defesa estão aptos.
Grujic continua pelo ginásio
Cumprem-se no próximo dia 3 de março cinco meses desde a última vez que Grujic jogou pelo FC Porto. Foi na receção ao Manchester United (3 de outubro), para a Liga Europa, quando o médio entrou nos 13 minutos finais. A partir daí, foi afetado por um conjunto de lesões que o têm mantido de fora das opções, pelo que subiste a dúvida sobre quando poderá regressar à competição. Ontem, o internacional sérvio voltou a dividir-se entre ginásio e tratamento na enfermaria, onde teve a companhia de Vasco Sousa e Pepê.
Mar azul esgota os bilhetes para Arouca
A intermitência nos resultados desde o início do ano não desmobiliza os portistas, que já esgotaram os ingressos a que o clube teve direito para o encontro de sábado, com o Arouca, para o campeonato. O historial fora de portas com a equipa da Serra da Freita é amplamente favorável aos dragões, que venceram seis dos sete jogos ali realizados. Curiosamente, o único desaire (3-2) surgiu na última temporada.