O FC Porto não é batido no campeonato há 27 jogos. Com o desaire do Sporting no dérbi, os dragões passam a deter o melhor registo de invencibilidade nas principais ligas.
Corpo do artigo
Com a derrota do Sporting - a primeira na Liga NOS ao fim de 33 jornadas - no dérbi de Lisboa, o FC Porto passa a ser a equipa que está há mais tempo invicta na principal prova nacional, entre as que disputam os principais campeonatos europeus.
13728153
A formação de Sérgio Conceição soma 27 jogos consecutivos a somar pontos (20 vitórias e sete empates) desde que perdeu em Paços de Ferreira, na sexta jornada. Os 67 pontos conquistados neste período - desde 30 de outubro de 2020 - são, inclusive, mais (um) do que os somados pelo campeão Sporting. Quer dizer que, no fundo, foi no arranque do campeonato que o FC Porto hipotecou as hipóteses de repetir a conquista de 2019/20.
O Sporting falhou o título sem derrotas e interrompeu a série mais longa entre os dez principais campeonatos europeus. Durou 32 desafios. Agora é o FC Porto que detém esse recorde, nos tais 27 jogos seguidos sem perder a que já fizemos referência. Segue-se o Ajax, que terminou a liga holandesa sem ter sido derrotado nos últimos 23 encontros. Em Espanha, o Real Madrid mantém o sonho de roubar o primeiro lugar ao vizinho Atlético - falta uma jornada - à custa de uma excelente série de 17 partidas sem perder. Em Inglaterra, é o Liverpool quem está mais tempo sem ser batido - oito jogos - e, na Rússia, o Zenit foi campeão, com uma série de nove jogos seguidos a pontuar. Em Itália, o Inter perdeu este fim de semana e terminou com um ciclo de 20 jogos.
Desde a sexta jornada, quando perdeu em Paços de Ferreira, que o FC Porto não foi derrotado e até somou mais um ponto do que o Sporting. No fundo, foi o arranque aos soluços que custou o título
Na Europa dos mais "pequenos", contudo, há três equipas com um registo superior ao do FC Porto: o Glasgow Rangers foi campeão escocês invicto (38 jornadas), assim como o Slávia de Praga (32 rondas) na República Checa, enquanto que o Estrela Vermelha leva 37 jogos sem perder na Sérvia.
Apesar de ter falhado o objetivo principal, Sérgio Conceição garantiu o acesso direto do FC Porto à Liga dos Campeões e pode terminar pelo quarta época consecutiva com pelo menos 80 pontos no campeonato. Para o conseguir, terá de vencer na receção ao Belenenses da última jornada.