Apesar de não ser, pelo menos para já, candidato às eleições, o empresário deu conta das suas ideias e afirmou que "a sobrevivência do FC Porto é o campeonato da vida dos portistas"
Corpo do artigo
Apesar de não ser, pelo menos para já, candidato à presidência do FC Porto, João Rafael Koehler deu a conhecer entre vários associados um manifesto em que reforça a preocupação com o estado do clube e enuncia algumas medidas que parecem programa eleitoral.
Koehler começa por apresentar números. "A situação financeira do FC Porto é tão grave que coloca em causa o seu futuro. São os sócios do clube que têm de chamar a si a responsabilidade de evitar uma catástrofe e reinventar um futuro sustentável. Os números não deixam margem para dúvidas que o futuro do clube pode estar comprometido. Desde 2015 são 145 milhões de euros de perdas acumuladas, 445 milhões de passivo global, dos quais quase metade de curto prazo; clube em falência técnica desde 2017, receitas antecipadas dos contratos mais valiosos, num total de 156 M€ a destacar as receitas da Altice e da Super Bock até 2024 e a antecipação das tranches de transferências de jogadores como Felipe e Óliver.
Depois, aponta aquelas que acredita poderem ser soluções de sustentabilidade futura. "A possibilidade, em que todos acreditamos, de sermos campeões esta época deve ser o ponto de parda para fazer as alterações necessárias para recuperar o clube financeira e desportivamente", começa por afirmar, para então enunciar oito ideias:
- "Modernizar o clube tornando-o mais eficiente, mais transparente e mais próximo dos seus sócios e adeptos".
- "Impedir conflitos de interesses na gestão do clube: negócios consigo próprio e com familiares diretos têm que ser proibidos".
- "Aumentar as receitas operacionais valorizando a imensa comunidade que apoia o clube pelo mundo fora".
- "Reduzir a massa salarial para níveis sustentáveis".
- "Apostar na formação e na capacidade de prospeção de novos talentos".
- Transferir jogadores de forma transparente em colaboração com os agentes que maximizem o valor dos atletas".
- "Apostar na formação de jovens atletas em modalidades que revelem ter um modelo sustentável, aproveitando e continuando o bom trabalho desenvolvido em várias modalidades".
- "Criar uma liderança com pessoas de todos os géneros, idades e gerações e de inquestionável portismo"
Para Koehler, "a direção atual mostrou que já não tem a capacidade de recuperar o clube e deve dar lugar a uma equipa que tenha a energia, a competência e o portismo capazes de honrar a nossa História, e que seja capaz de projetar o FC Porto para os próximos anos de conquistas". O empresário acredita que "a sobrevivência do FC Porto é o campeonato das nossas vidas" e que "se nada for feito, rapidamente o clube ficará entregue aos credores".