Rodrigo Mora, avançado de 16 anos, foi a principal figura do encontro, ao bisar.
Corpo do artigo
O FC Porto goleou, esta terça-feira, por 1-4, os ucranianos do Shakhtar Donetsk, que jogaram em Hamburgo, casa emprestada, para a jornada inaugural do Grupo H da UEFA Youth League de futebol, que os dragões conquistaram em 2019.
A formação portista, orientada por Nuno Capucho, entrou forte no jogo e chegou ao primeiro golo logo aos sete minutos, por Rodrigo Mora, de 16 anos, após assistência de Gonçalo Sousa.
Jorge Meireles, aos 12 minutos, esteve perto de aumentar a vantagem, enquanto o Shakhtar Donetsk chegou pela primeira vez com perigo à baliza defendida por Diogo Fernandes aos 20".
Aos 32 minutos, o FC Porto aumentou a vantagem, novamente por Rodrigo Mora, que, de cabeça, deu o melhor seguimento a um cruzamento de Dinis Rodrigues. Pouco depois, aos 38", Jorge Meireles, na conversão de um penálti, elevou para 0-3, resultado com que se atingiu o intervalo.
Na segunda parte, o FC Porto aumentou para 0-4, aos 54 minutos, por Ussumane Djaló com um potente remate na área, após um canto à direita.
Já no período de descontos, aos 90+3 minutos, o Shakhtar Donetsk reduziu para 1-4, por Oleh Pushkarov, na sequência de uma assistência de Viktor Tsukanov.
O FC Porto assumiu a liderança do Grupo H, com três pontos, enquanto o Shakhtar Donetsk é quarto e último posicionado, sem qualquer ponto. A jornada inaugural fica concluída ainda esta terça-feira, com o duelo entre Barcelona e Antuérpia.
Na segunda jornada da Youth League, a 4 de outubro, o FC Porto recebe o Barcelona, campeão em 2013/14 e 2017/18.
17049612