
The referee Rui Costa (R) shows the red card to FC Porto player Matheus Uribe (L) during the Portuguese First League soccer match, between FC Porto vs Gil Vicente FC, at Dragao stadium in Porto, Portugal, 26 February 2023. MANUEL FERNANDO ARAUJO/LUSA
LUSA
O FC Porto foi a segunda equipa das últimas três épocas, na I Liga, que mais tempo jogou com menos dois jogadores do que o adversário.
Corpo do artigo
A probabilidade de vitória do FC Porto baixou para os 39% a partir do momento em que Uribe foi expulso (52") e os dragões ficaram com menos dois jogadores do que o Gil Vicente.
Esta é uma das conclusões do nosso estudo sobre situações semelhantes em que as equipas ficaram com nove jogadores em campo e o adversário com onze, nas últimas três épocas, na I Liga.
No caso do último fim de semana, o cenário tornou-se ainda mais negro para os comandados de Sérgio Conceição porque foram a segunda equipa com mais minutos em "dupla inferioridade". Desde a saída de Uribe contaram-se 49 minutos, incluindo os descontos, até ao apito final. Mais tempo, só no caso do Boavista que, em 2020/21, num confronto com o Tondela (14.ª jornada), se viu reduzido a nove, logo aos 30 minutos, depois do vermelho direto a Chidozie. Também aqui os axadrezados perderam (3-1).
Aliás, dos 18 jogos com uma inferioridade de dois jogadores só três equipas conseguiram os três pontos. As exceções foram o Braga, o V. Guimarães e o Benfica. Nestes três casos as equipas já venciam e inferioridade não foi superior aos 12 minutos.
Curiosidades
30.º nos dribles
Trincão furou a defesa do Estoril, fazendo um slalom entre quatro jogadores canarinhos antes de rematar para o 2-0. No entanto, o extremo sportinguista é apenas o 30.º na média de dribles por jogo (4,85).
8.º nos duelos aéreos
Aos 40 anos, Pepe é o jogador de campo mais velho da I Liga e o 2.º em termos absolutos, depois do guarda-redes Bracali (Boavista). O central portista é o 8.º com a maior percentagem de êxito nos duelos aéreos: 64,9%.
4.ª reviravolta
Com a reviravolta no Dragão (golos de Navarro e Murilo), o Gil Vicente lidera isolado o ranking das equipas com mais vitórias após sofrer o primeiro tento no jogo. São quatro, mais uma do que Benfica e Chaves.
2.º nos espectadores
O V. Guimarães-Braga, com 19 072 espectadores, foi o 2.º jogo da Liga com maior assistência, num ranking em que se excluem os três grandes. O 1.º é um... Braga-V. Guimarães (21 736).
8.ª expulsão
A expulsão de Roger Schmidt (Benfica), em Vizela, foi a 8.ª de um técnico nesta época, na I Liga. Ainda assim, em média, há 9,1 jogadores expulsos por cada treinador que vê o cartão vermelho.

