O FC Porto foi a segunda equipa das últimas três épocas, na I Liga, que mais tempo jogou com menos dois jogadores do que o adversário.
Corpo do artigo
A probabilidade de vitória do FC Porto baixou para os 39% a partir do momento em que Uribe foi expulso (52") e os dragões ficaram com menos dois jogadores do que o Gil Vicente.
Esta é uma das conclusões do nosso estudo sobre situações semelhantes em que as equipas ficaram com nove jogadores em campo e o adversário com onze, nas últimas três épocas, na I Liga.
No caso do último fim de semana, o cenário tornou-se ainda mais negro para os comandados de Sérgio Conceição porque foram a segunda equipa com mais minutos em "dupla inferioridade". Desde a saída de Uribe contaram-se 49 minutos, incluindo os descontos, até ao apito final. Mais tempo, só no caso do Boavista que, em 2020/21, num confronto com o Tondela (14.ª jornada), se viu reduzido a nove, logo aos 30 minutos, depois do vermelho direto a Chidozie. Também aqui os axadrezados perderam (3-1).
Aliás, dos 18 jogos com uma inferioridade de dois jogadores só três equipas conseguiram os três pontos. As exceções foram o Braga, o V. Guimarães e o Benfica. Nestes três casos as equipas já venciam e inferioridade não foi superior aos 12 minutos.
Curiosidades
30.º nos dribles
Trincão furou a defesa do Estoril, fazendo um slalom entre quatro jogadores canarinhos antes de rematar para o 2-0. No entanto, o extremo sportinguista é apenas o 30.º na média de dribles por jogo (4,85).
8.º nos duelos aéreos
Aos 40 anos, Pepe é o jogador de campo mais velho da I Liga e o 2.º em termos absolutos, depois do guarda-redes Bracali (Boavista). O central portista é o 8.º com a maior percentagem de êxito nos duelos aéreos: 64,9%.
4.ª reviravolta
Com a reviravolta no Dragão (golos de Navarro e Murilo), o Gil Vicente lidera isolado o ranking das equipas com mais vitórias após sofrer o primeiro tento no jogo. São quatro, mais uma do que Benfica e Chaves.
2.º nos espectadores
O V. Guimarães-Braga, com 19 072 espectadores, foi o 2.º jogo da Liga com maior assistência, num ranking em que se excluem os três grandes. O 1.º é um... Braga-V. Guimarães (21 736).
8.ª expulsão
A expulsão de Roger Schmidt (Benfica), em Vizela, foi a 8.ª de um técnico nesta época, na I Liga. Ainda assim, em média, há 9,1 jogadores expulsos por cada treinador que vê o cartão vermelho.