Lateral-esquerdo foi o único elemento de campo que o técnico incluiu no onze em todos os jogos desde que chegou
Corpo do artigo
Moura é um jogador revitalizado desde que Martín Anselmi chegou ao FC Porto. Outrora relegado para o banco de suplentes para que várias unidades de cariz mais ofensivo pudessem conviver no onze, o lateral-esquerdo viu o treinador argentino colar-lhe o rótulo de intocável, incluindo-o nas escolhas iniciais de todos os jogos que fez desde que assumiu a equipa, a 30 de janeiro. Mais nenhum jogador de campo goza deste estatuto - só Diogo Costa (guarda-redes) pode dizer o mesmo -, não obstante o plantel estar dotado de alternativas para a posição antes e depois de Galeno ter partido para o Al Ahli.
Martim Fernandes (recuperado de lesão), Zaidu e William Gomes são os únicos atletas de campo disponíveis que ainda não entraram na rotatividade inicial. Ausências fazem o extremo sonhar.
Um sinal de confiança que o esquerdino tem feito por retribuir, assinando uma assistência com o Rio Ave e golos frente a Roma (casa) e Farense (fora) em encontros consecutivos. Salvo algum problema de última hora, sábado voltará a integrar o onze, num desafio capaz de lhe despertar um sentimento especial, porque significará o regresso ao estádio onde se estreou na I Liga, a 25 de setembro de 2020, pelo Braga, contra o Santa Clara.
Entre os 11 elementos de campo a quem Anselmi mais vezes recorreu de início nos oito primeiros jogos pelo FC Porto, apenas Pepê e Fábio Vieira (cinco encontros a titular) estão fora das contas do treinador para o embate com o Braga, que poderá ser muito importante para o desfecho das contas do pódio do campeonato.
8 - São os jogos que Martín Anselmi leva como treinador do FC Porto, nos quais Francisco Moura atuou sempre de início
Depois de Moura e Diogo Costa, Otávio e Alan Varela (sete) foram os outros elementos que mais vezes receberam a titularidade do treinador de 39 anos, que, por opção ou imposição (castigo e lesões), ainda não repetiu um onze nos azuis e brancos - também ainda não será este fim de semana que o fará.
Não obstante as constantes trocas promovidas por Anselmi, cinco jogadores de campo ainda procuram bilhete para entrar nesse carrossel: Grujic, Vasco Sousa, Martim Fernandes, Zaidu e William Gomes. Os dois primeiros estarão ausentes por um longo período de tempo e dificilmente terão essa oportunidade. Os outros três podem alimentar essa esperança, sendo que o extremo brasileiro até poderá beneficiar do défice de criativos na deslocação a Braga para se estrear já como titular, na sequência das boas indicações dadas nas partidas em que foi suplente utilizado.