Na Alemanha, a 26 de maio de 2004, comandados por José Mourinho, os dragões fizeram algo que apenas o Ajax tinha feito, em 1994/95
Corpo do artigo
O FC Porto sagrou-se há 20 anos campeão europeu pela segunda vez, depois de vencer o Mónaco na final de Gelsenkirchen, sendo o último vencedor da Liga dos Campeões fora das cinco grandes ligas.
Na Alemanha, a 26 de maio de 2004, comandados por José Mourinho, os dragões fizeram algo que apenas o Ajax tinha feito, em 1994/95, desde a criação da Liga dos Campeões, como sucessora da Taça dos Campeões Europeus, em 1992/93.
Um ano depois de ter conquistado a Taça UEFA, o FC Porto repetiu o triunfo na mais importante prova de clubes de 1986/87, então frente ao poderoso Bayern Munique, sendo que apenas PSV Eindhoven, frente ao Benfica em 1987/88, e o Estrela Vermelha, em 1990/91, interromperam o domínio das big-5 na competição.
Efetivamente, quase que se pode mencionar apenas quatro principais ligas que têm dominado a Champions, uma vez que a França apenas ganhou uma vez, em 1992/93, pelo Marselha, frente ao Milan, na primeira edição da Liga dos Campeões, apesar de Mónaco e PSG terem chegado a uma final.
Desde o triunfo do FC Porto, em 2003/04, a Espanha tem sido a grande dominadora, com nove triunfos, mais seis do que a Inglaterra, enquanto a Itália e a Alemanha têm dois cetros cada.
Para este domínio espanhol, contribuiu o Real Madrid, com cinco títulos, e o Barcelona, com quatro, sendo que os merengues podem acrescentar mais um a de junho, quando defrontarem o Borussia Dortmund na final da edição 2023/24, em Wembley.
Neste período, o Liverpool e o Chelsea conquistaram duas Champions, as mesmas do Bayern, e mais uma do que os compatriotas Manchester United e Manchester City, com os rivais de Milão, Milan e Inter, comandado por Mourinho, a somarem um triunfo cada.