FC Porto-Farense traz duelo entre ex-colegas: Sérgio Conceição costuma dar-se bem
Jogo especial esta noite no estádio do Dragão no reencontro de dois grandes amigos que o FC Porto formou, precisamente sete anos depois da única vez em que estiveram em bancos opostos
Corpo do artigo
O FC Porto joga esta noite com o Farense e é o mesmo que dizer que Sérgio Conceição vai reencontrar Jorge Costa, seu antigo companheiro de equipa e um dos maiores amigos que tem fora dos relvados, além de serem duas das principais referências da mística do dragão.
Treinador do FC Porto defronta Jorge Costa, com quem jogou 50 vezes de dragão ao peito. No banco, foram rivais uma vez e Sérgio levou a melhor
Esta será a segunda vez que se cruzam em bancos opostos e, quis o destino, isso volta a acontecer num 10 de maio. Há sete anos, Conceição levou a melhor conduzindo o Olhanense a um triunfo por 4-2 sobre o Paços de Ferreira. Enquanto futebolistas, jogaram juntos 85 vezes, 50 das quais de Dragão ao peito. As outras foram na Seleção Nacional (28) e no Standard de Liège (7). Esta noite, voltam a ser adversários por 90 minutos: Conceição quer ganhar para evitar a festa no sofá do Sporting e ficar mais perto de garantir a Liga dos Campeões, enquanto Jorge Costa precisa de pontos para tentar tirar o Farense da zona de despromoção. No final, porém, o abraço entre os dois está garantido, independentemente do resultado.
Olhando para a tabela em baixo, percebe-se facilmente que Sérgio Conceição dá-se bem nos reencontros com antigos companheiros no FC Porto: perdeu apenas três vezes em 23 confrontos. Porém, enquanto técnico dos portistas ganhou todos os 10 encontros que orientou estando no outro banco alguém com quem jogou nas duas épocas e meia que fez na equipa principal dos azuis e brancos.
Por partes. Pedro Emanuel é o ex-companheiro que mais vezes teve pela frente, mas com quem perdeu apenas uma vez, quando o Arouca foi superior ao Braga (1-0), em 2014/15. Os piores resultados aconteceram nos quatro confrontos com Nuno Espírito Santo, quando este assumiu o comando do Rio Ave e ganhou uma vez à Académica e outra ao Olhanense.
Já agora, refira-se que esta será a quinta vez que Jorge Costa defronta o FC Porto: perdeu três e empatou uma, curiosamente no Dragão.