FC Porto: Europeu vai render 560 mil euros e "jackpot" do Mundial de clubes a caminho
Valor referente ao Euro'2024 será transferido pela UEFA pela cedência dos três internacionais portugueses
Corpo do artigo
O financiamento total do programa de benefícios atribuído pela UEFA aos clubes que cederam jogadores às seleções que participaram no Europeu ascende a 240 milhões de euros e desse bolo milionário o FC Porto irá receber um pouco mais do que 500 mil euros. O cálculo dos pagamentos específicos reflete o número de jogadores dispensados (três no caso dos dragões), o número de dias que cada jogador passou no torneio (28) e a “categorização dos clubes pela FIFA para remuneração por treino” (os emblemas nacionais enquadram-se na categoria dois a que corresponde 6,67 mil euros por dia e jogador de compensação financeira).
Os cálculos começam 10 dias antes do primeiro jogo da seleção nacional, que aconteceu a 18 de junho e terminam após a eliminação que, como se sabe, sucedeu diante da França, nos quartos de final, a 5 de julho. São, portanto, contabilizados 28 dias, o que significa que Diogo Costa, Pepe e Francisco Conceição, cada um, rendem aos cofres da SAD azul e branca 186,7 mil euros, num total de 560,2 mil euros.
Não se trata de uma verba astronómica, naturalmente, mas não deixa de ser significativa, sobretudo atendendo aos graves problemas de tesouraria que o FC Porto atravessa e que têm obrigado André Villas-Boas a encontrar soluções diversas de financiamento inclusive para o pagamento dos ordenados. Além disso, convém recordar que este ano não haverá prémio de participação na Liga dos Campeões para os portistas, que não se qualificaram para a competição.
O programa de solidariedade, refira-se, foi criado em cooperação com a Associação Europeia de Clubes (ECA)e visa premiar as equipas pela formação dos jogadores. Os clubes podem ganhar de 3,3 mil euros até dez mim euros por dia, com um valor médio de 6,67 m€, o tal que é aplicado aos clubes portugueses. O Manchester City e o Inter de Milão, com 13 cada, foram os clubes que mais jogadores cederam e vão encaixar cerca de três milhões de euros cada. Refira-se ainda que o Benfica teve seis jogadores na competição e o Sporting dois.
"Jackpot" do Mundial de clubes a caminho dos cofres portistas
Confirmado na prova que se realiza no próximo ano (15 de junho a 13 de julho), nos Estados Unidos, o FC Porto prepara-se para encaixar uma verba significativa e fundamental para o equilíbrio futuro das contas: 50 milhões de euros de prémio de participação no novo Mundial de Clubes.
Consoante o desempenho, o vencedor poderá regressar a casa com o dobro desse valor... Mas isso são contas para mais tarde. Certo é o “jackpot” que a FIFA vai transferir para as contas da SAD. O prémio total em dinheiro da competição ronda os 2,5 mil milhões de euros e, inicialmente, serão distribuídos 2 mil milhões por 32 equipas.