Central espanhol fez tratamento na sessão matinal orientada por Vítor Bruno, duas semanas depois de ter sido dado como apto pelos dragões, após mais de um ano afastado
Corpo do artigo
O futebolista Francisco Moura recuperou de uma entorse no tornozelo esquerdo e foi dado como apto pelo FC Porto, anunciou este sábado o clube da I Liga, que viu Iván Marcano sofrer uma mialgia de esforço na coxa direita.
Na véspera da visita ao Gil Vicente, no domingo, da 18.ª jornada do campeonato, o lateral esquerdo Francisco Moura treinou sem limitações pela primeira vez desde 23 de dezembro de 2024, quando tinha ficado sob alçada do departamento médico azul e branco, enfrentado uma paragem de quase um mês, que o afastou dos últimos três jogos.
Já o defesa-central espanhol Iván Marcano fez tratamento na sessão matinal orientada pelo treinador Vítor Bruno, no Centro de Treinos e Formação Desportiva PortoGaia, no Olival, exatamente duas semanas depois de ter sido dado como apto pelos dragões, na sequência de mais de um ano de recuperação a uma rotura ligamentar do joelho direito.
O lateral direito Martim Fernandes e o médio sérvio Marko Grujic, ambos em tratamento, também desfalcaram os trabalhos do FC Porto, ao passo que o centrocampista argentino Alan Varela evoluiu para regime de treino integrado condicionado.
“O Alan Varela e o Francisco Moura vão estar na convocatória e aptos para ir a jogo. O Marcano não vai estar, porque teve durante a semana um pequeno revés, que não vai implicar muito tempo [de paragem], mas obriga-nos a ter algum cuidado. O Marko Grujić e o Martim Fernandes também estão de fora para amanhã [domingo]”, atualizou Vítor Bruno, na conferência de imprensa de projeção à visita ao Gil Vicente, logo após o treino matinal.
De regresso à convocatória está o médio espanhol Nico González, terceiro jogador azul e branco com mais minutos de utilização esta época, que cumpriu suspensão na derrota no terreno do Nacional (0-2), adiada em 3 de janeiro, devido ao forte nevoeiro na Choupana, e reatada nove dias depois.
O FC Porto, terceiro colocado, com 40 pontos, a um do Sporting e do Benfica (mais um jogo), visita o Gil Vicente, 11.º, com 19, no domingo, às 20h30, no Estádio Cidade de Barcelos, em jogo da 18.ª jornada da I Liga, sob arbitragem de Fábio Veríssimo, da associação de Leiria.