UM A UM >> Análise ao desempenho dos jogadores do FC Porto diante do Lyon, na partida da segunda mão dos oitavos de final da Liga Europa
Corpo do artigo
Diogo Costa 7
Sem culpas no 1-0, esteve impecável a sair da baliza para negar o "bis" a Dembélé, aos 63". Pouco depois, esticou-se para travar um tiro de Aouar e, mesmo a fechar, fez a desfeita a Ekambi, mantendo o 1-1.
Bruno Costa 5
Esforçado, ainda que com dificuldades para fechar o flanco direito e algo intranquilo na posse. Rendido aos 57", com problemas físicos.
Mbemba 5
Intercalou alguns lapsos com cortes importantes, mas nem sempre conseguiu controlar as movimentações de Ekambi. Aos 61", teve de resolver um sarilho que ele próprio criou.
Pepe 6
Concentrado, o corte que fez aos 3" quase passava despercebido. Esteve perto de um golaço aos 75", num remate de ressaca que rasou o poste, mas também errou e quase deu um golo ao Lyon.
Zaidu 5
Jogo difícil para o nigeriano, que sofreu no capítulo defensivo - colocou Dembélé em jogo no golo do Lyon -, com vários erros de abordagem. A atacar, teve um par de subidas interessantes.
Grujic 6
Um jogo competente. Atento e forte nas disputas de bola, o sérvio emprestou a qualidade habitual à circulação de bola, tomando, invariavelmente, a opção certa.
Eustáquio 5
Teve uma partida de muitos duelos e reagiu bem à perda, mas pedia-se mais no passe. Cedeu o lugar a Uribe após exibição combativa.
Pepê 6
Entrou a todo o gás e foi recompensado aos 27", com um golaço de primeira e à meia-volta, a concluir uma jogada que conduziu. Baixou de rendimento na segunda parte e a equipa ressentiu-se.
Galeno 5
As mudanças de velocidade criaram alguns problemas a Dubois, ficando a faltar maior inspiração no um para um. Cumpriu na ajuda a Zaidu.
Toni Martínez 4
Tentou aguentar a carga do central aos 9", mas acabou por perder a bola. O primeiro de vários momentos em que se exigia melhor definição ao espanhol. Pouco se viu na segunda parte e saiu aos 74".
João Mário 4
Teve um arranque prometedor, mas acabaria por conceder muito espaço nas costas. Paquetá ludibriou-o com demasiada facilidade.
Uribe 5
Preocupou-se mais com a missão atacante do que em defender, numa fase em que já se jogava com o coração.
Evanilson 4
Pouco interventivo, viu um cartão amarelo.
Taremi 5
Mais um a dar corpo ao assalto final, tirando um cruzamento perigoso.
Vitinha 4
Falhou o 1-2 de forma inacreditável, aos 90"+3". Ali, tinha de atirar a contar.
A FIGURA >> Fábio Vieira: 7
Olhos na frente e empenho para dar a volta
Posicionado nas costas de Toni Martínez, foi dos pés do criativo portista que saíram os melhores momentos de definição no último terço. Ao minuto 27, serviu Pepê no momento mágico do brasileiro e, na segunda parte, foi vê-lo a rodar em busca da melhor solução de passe. Colocou a bola na área em variadas ocasiões e, ainda que não tenha acertado sempre, mostrou ser o mais inconformado do lado azul e branco. Não menos importante, nota ainda para o empenho na missão defensiva. Travou alguns ataques promissores do Lyon, dando nas vistas com dois ou três carrinhos. Não foi por ele que a caminhada europeia terminou...
14690649