UM A UM >> Análise ao desempenho dos jogadores do FC Porto que alinharam na vitória, por 2-0, em Arouca, na 21ª jornada da Liga Bwin
Corpo do artigo
https://ojogo.vsports.pt/embd/74134/m/9072/ojogo/ecbefebf45d048c87c5946ada6e1208f?autostart=false
Diogo Costa 5
Esteve mais ativo nas reposições de bola (uma delas criou um lance prometedor) do que em travar remates: praticamente não teve de o fazer. Mesmo assim, quanto azar, caiu desamparado numa saída e saiu de maca.
Bruno Costa 4
Raramente se sentiu confortável, especialmente a defender o espaço nas costas. Pouco aventurado no ataque.
Mbemba 7
Não começou muito certeiro com a bola nos pés, mas estabilizou e fez o 2-0 num bom gesto de cabeça.
Pepe 7
Regressou à competição com um notório apetite competitivo e esteve pouco menos do que intratável na resolução de uma série de lances e recuperações de bola.
Zaidu 6
Teve pouco que fazer atrás e procurou dar profundidade ao ataque. Boa jogada aos 45"+1" antes de encontrar Fábio Vieira na área.
Otávio 6
Um dos mais inconformados no período mais cinzento do FC Porto: do nada, a partir da linha lateral, inventou um lance muito perigoso. Aos 74", com o guarda-redes deslocado, tentou um golo olímpico. Nunca desligou a ficha.
Grujic 6
Muito ligado ao jogo, tanto no momento defensivo como ofensivo. Sereno como lhe é habitual, mas em demasia num alívio na área que valeu um pequeno susto.
Pepê 5
Pisou terrenos um pouco mais interiores e raramente criou desequilíbrios. Discreto e substituído com naturalidade.
Evanilson 5
Uma daquelas noites ingratas, já que foi servido duas vezes. Na primeira, um defesa bloqueou o remate, na segunda, o guarda-redes chegou primeiro por pouco. Ainda assim, fez o trabalho possível fora da área.
Fábio Vieira 7
Coube-lhe o primeiro lance perigoso, num remate de longe que passou perto da baliza e na melhor das três tentativas. Tentou provocar desequilíbrios, nem sempre com as doses certas no passe, mas quando as ajustou sacou um cruzamento perfeito para Mbemba faturar.
João Mário 6
Boa investida aos 67" para dar seguimento a um lance perigoso e risco mínimo para evitar o fatal quinto amarelo.
Taremi 5
Notou-se a vontade de marcar, mas o melhor que conseguiu foi acertar nas malhas laterais. Bom passe a desmarcar Evanilson.
Galeno 5
Estreia sem lances vistosos, mas sem facilitar no compromisso defensivo.
Stephen Eustáquio 6
Um remate torto, um amarelo e algumas recuperações.
Marchesín -
Foi quase um espectador.
https://ojogo.vsports.pt/embd/74128/m/9072/ojogo/52e4507d43533012a79a2b0867c37afa?autostart=false
A FIGURA >> Vitinha: 7
Momento de génio numa exibição cheia
Os grandes jogadores mostram-se assim: quando a equipa mais precisa deles, fazem a diferença. E que forma Vitinha escolheu para o fazer, com disparo de meia distância que parecia ter controlo remoto ou saber quando é que tinha de descer para a baliza. Vítor foi mais do que isso, no entanto. Sem ser superlativo em todos os momentos, praticamente todo o jogo do FC Porto passou por Vítor Ferreira, que ora o fez fluir para o sítio mais evidente, como tentou ativar uma linha de passe escondida. De resto, entregou-se a inúmeros duelos a meio-campo e com sucesso em grande parte deles: acumulou 12 recuperações de bola.