FC Porto e Sporting vão à luta com o ouro: mais valiosos em Portugal frente a frente
Final da Taça da Liga hoje disputada em Braga terá em campo os jogadores com maior cotação no mercado a jogar em Portugal.
Corpo do artigo
FC Porto e Sporting discutem este sábado entre si, pela primeira vez, a conquista da Taça da Liga que os leões arrebataram na época passada, depois de baterem o adversário desta noite na meia-final. Registe-se o facto de que ambos os rivais se defrontam hoje não tanto com o intuito de "roubar o ouro ao bandido", mas antes se preparam para "tomar de assalto" o primeiro troféu da época sustentados nos trunfos mais preciosos a atuar em Portugal: os dragões com o central brasileiro de 21 anos Éder Militão, os de Alvalade à custa do estratega da equipa, Bruno Fernandes.
Trunfos: dragões e leões discutem primeiro troféu da época às costas dos mais valiosos
Tomando a avaliação feita pelo portal especializado em valores de mercado "Transfermarkt" - apesar de conscientes da subjetividade sempre inerente a este tipo de avaliações -, constatamos que o jogador nado e criado no São Paulo e contratado pelo FC Porto no último defeso, quando tinha uma cotação no mercado de oito milhões de euros, segundo os mesmos parâmetros, é atualmente o jogador mais valioso a jogar em Portugal. Cinco meses depois de assinar pelo FC Porto e com 26 jogos pela equipa comandada por Sérgio Conceição, nos quais acumulou 2301 minutos em campos, marcou dois golos e serviu para outros dois, Éder Militão é já associado aos maiores clubes europeus, perspetivando-se que a sua transferência no final da época, a troco de largas dezenas de milhões de euros, seja pouco menos que inevitável, face ao interesse que vem suscitando na mais alta esfera do futebol por essa Europa fora. A sua cotação de 35 milhões de euros é um mero indicador, na medida em que o seu potencial e margem de progressão aguçam o apetite dos mais vorazes tubarões do futebol europeu.
Já Bruno Fernandes, contratado no início da época passada aos italianos da Sampdória, depois de ter emigrado ainda júnior para representar o Novara, primeiro, e a Udinese, depois, continua o processo de afirmação sustentada como um dos maiores valores do futebol nacional - sobretudo a atuar no nosso país. Em termos de mercado, e mantendo a bitola já explicada, é ele quem está imediatamente atrás de Militão no ranking dos mais valiosos da Liga: está cotado em 30 milhões de euros. Depois de uma quebra na cotação no período em que rompeu a sua ligação ao clube de Alvalade, ao rescindir alegando justa causa, o médio completo retomou valor no mercado, com crédito reforçado na sua melhor época na carreira: leva já 16 golos nos 31 jogos disputados (igualando o máximo de tiros certeiros em 2017/18).