Os azuis e brancos ultrapassam Benfica a Sporting na posse de bola, mas há mais: são também a equipa com mais toques de bola na área adversária.
Corpo do artigo
O FC Porto é a equipa da Liga Bwin com a melhor média de posse bola, apresentando uma percentagem esmagadora de 62,2%.
A equipa de Sérgio Conceição - que recorde-se, bateu este fim de semana o recorde de invencibilidade do Benfica, tendo agora 57 jogos no campeonato sem conhecer o sabor da derrota - consegue ter a maioria dos jogos sob controlo e isso nota-se no outro item do nosso estudo: no número de toques de bola efetuados na área adversária.
Quer isto dizer que a posse de bola no caso dos dragões tem consequências efetivas no pendor ofensivo da equipa. Há outros casos de equipas em que isto não é bem assim, mas já lá vamos.
Relativamente à posse de bola, Benfica e Sporting, por esta ordem, fecham o pódio, com 60,7% e 59,6%, respetivamente. As posições dos três grandes neste ranking iguala o que conseguem fazer relativamente à presença nas áreas adversárias porque são exatamente iguais. No entanto, há casos curiosos como o do Vizela, por exemplo. Este é apenas a antepenúltima equipa no ranking da posse de bola (pior só o Belenenses e o Moreirense, e ainda assim, consegue fazer um brilharete ao ponto de ser a sexta equipa com mais toques de bola na área adversária. Não consultamos o treinador dos Vizelenses para comentar este estudo, mas imaginamos a resposta de Álvaro Pacheco: fazer muito com pouco.
Curiosidades
3.º hat-trick
Darwin (Benfica) reforçou liderança dos goleadores (24 tentos) com o 3.º hat-trick. Com apenas um: Vitinha (Braga), Evanilson e Taremi (FC Porto), João Pedro (Tondela) e Paulinho (Sporting).
3.º penálti falhado
Nenhuma equipa desaproveitou tantos penáltis como o FC Porto, na Liga Bwin: três. Ao de Taremi - primeiro desperdiçado em Portugal - soma-se o de Luiz Díaz e Evanilson. Em nenhum houve perda de pontos.
5.º amarelo
Matheus Reis (Sporting) está afastado do clássico porque somou uma sequência de cinco amarelos. À entrada da próxima jornada um total de 98 jogadores vão cumprir, no mínimo, um jogo de suspensão pela mesma causa.
70,8% eficácia de drible
Adrián Marín (Famalicão) é o jogador com a maior taxa de sucesso no drible, com 70,8%. Vítor Costa (Marítimo, 70,2%), João Mário (SLB, 70%), Ugarte (SCP, 69,8%) e Matheus Reis (SCP, 67,4%) completam o top-cinco do campeonato.
10 pontos
O Moreirense está a dois pontos do 15.º lugar (que dá play-off). Nas cinco jornadas que faltam os cónegos teriam de somar dez pontos para igualar a média agregada de 33,3 pontos dos 16.ºs classificados das três épocas anteriores.