Declarações de Ricardo Costa, antigo futebolista e agora treinador, este domingo, à margem do Allianz Day, que marca o arranque da semana da Taça da Liga
Corpo do artigo
FC Porto, onde jogou, é favorito a conquistar a Taça da Liga? "Sim. O FC Porto, quando entra para cada jogo, é para uma final. Acredito que o FC Porto vai construir uma equipa capaz, com vontade, com garra e vai querer ganhar final. O FC Porto passou por uma fase meia-complicada no início, a adaptar-se a novas realidades, novo treinador, novos métodos. E penso que neste momento está confiante, a equipa que está com mais confiança. É uma equipa em que o sistema de jogo já está mais adaptado. Não está a haver tantas alterações. O Benfica está numa fase que não consegue mostrar toda a sua qualidade. Está ali a fazer alguns testes em termos da linha do meio-campo, da linha avançada. Nota-se que é uma equipa que está muito quebrada, está partida e distante dos setores. E o Braga é uma equipa que surpreendeu-me ontem, por acaso, quando vi o jogo. Surpreendeu-me pela positiva."
Rivais em momentos difíceis, é galvanizador para o FC Porto? "É um extra, é um plus. É lógico que nós não queremos o mal dos outros, mas se eles perderem é melhor. E quem está no FC Porto pensa um bocadinho nisto também, e os outros também querem que o FC Porto perca, como é lógico. O FC Porto não conseguiu jogar com o Nacional, e agora têm tempo para preparar o próximo jogo. Sei que vai ser uma equipa competitiva. Sabemos que quem anda naquela casa sabe que os resultados dos adversários são um estímulo de confiança, um estímulo de motivação para conseguirem fazer as coisas bem, demonstrar que estão no bom caminho e lutarem pela vitória."
Mudanças no Sporting: "Quando há muitas mudanças às vezes demoram muito tempo as ideias a serem implementadas na equipa. Penso que neste momento o FC Porto já não tem essas mudanças, não tem essas dúvidas, não tem essas incertezas. Já tem processos que estão em andamento, já tem quase cinco meses. E as equipas rivais estão ao contrário. O Sporting mudou duas vezes o treinador, mudou o sistema, as características dos jogadores, os próprios jogadores lesionados, muitos pontos negativos para a instabilidade de uma equipa... E nisso o FC Porto, neste momento, está mais capaz, está mais capaz de estar mais forte. Não há tantas alterações, a equipa base está-se a manter. O Rodrigo Mora já vai para o terceiro jogo a titular, tem a capacidade de dar muita criatividade à equipa, de dar estabilidade, equilíbrio à equipa, que é muito importante para o último terço, porque as equipas que jogam contra o FC Porto normalmente baixam-se muito. O Eustáquio também está a fazer um excelente campeonato naquela posição. O Varela está fora, mas nesta conjugação de três médios o FC Porto está mais capaz."
Passagem de João Pereira pelo Sporting: "Só quero mandar um abraço forte para o João, é meu amigo, é um colega, para mim foi um irmão, e às vezes a infelicidade aparece, e às vezes na vida de treinador acontecem estes dissabores. Sei que pela aplicação dele e pelo querer dele, jamais lhe pensaria pela cabeça os resultados que ele teve no Sporting, sei que é uma pessoa que está a sofrer por estes mesmos resultados, por ter saído do Sporting, mas só quero mandar-lhe um abraço de força. É acreditar no trabalho dele, acreditar nas capacidades dele, e continuar, hoje fechou-se uma porta, mas mais portas irão abrir. Tem que se levantar, eu sei que ele é um vencedor, nunca virá às costas da luta. Sei que vai lutar por isso, pelos objetivos que ele quer, e penso que terá um futuro ainda muito por frente, que ainda está a começar."