FC Porto distinguido com prémio de Responsabilidade Social: "Futebol também se vê com o coração"
António Oliveira, senador da Fundação do Futebol, entregou o prémio a Teresa Santos, responsável pela Sustentabilidade do FC Porto, pelo teste-piloto com a tecnologia Touch2See
Corpo do artigo
A Liga Portugal distinguiu o FC Porto com o prémio de Responsabilidade Social pelo desenvolvimento de um teste-piloto com a tecnologia Touch2See. António Oliveira, em nome da Fundação do Futebol, entregou o galardão a Teresa Santos, responsável pela Sustentabilidade do clube azul e branco, a quem deu os parabéns pelo trabalho desenvolvido.
"O FC Porto está de parabéns em avançado, não só nisto. Já tivemos a oportunidade de ver que o FC Porto tem um sentido de responsabilidade e um compromisso enorme. Este projeto Touch2See é muito mais do que tecnologia, é empatia, é inclusão verdadeira, é dar a todos a oportunidade de viver o futebol com uma emoção impensável há uns anos. Esta distinção tem um valor muito especial, não só para o FC Porto mas para toda a comunidade. Salienta o papel fundamental que os clubes têm na sociedade, promove a inclusão, gera impacto positivo e transforma vidas através do desporto. Parabéns ao FC Porto por esta ação tão inspiradora, tão inclusiva e por nos lembrar que, no fim, o futebol também se vê com o coração", referiu António Oliveira.
"A inclusão e a acessibilidade são dois dos nossos objetivos. Temos trabalhado para proporcionar a melhor experiência a todos os adeptos e, por isso, vamos avançando com mais serviços de forma consistente para proporcionarmos esta experiência a todos. Este é o reconhecimento o trabalho que temos vindo a fazer, trabalho que tem sido notório ao longo das últimas épocas e têm sido vários os reconhecimentos, desde o ColorADD, à INZONE, à audiodescrição, ao resumo inclusivo… já são vários os serviços implementados e esse é o caminho que queremos trilhar. Queremos ter espaço para todos e que todos os nossos adeptos se sintam bem-vindos na sua casa. Temos um tablet com um operador que vai descrevendo todas as jogadas que ocorrem em campo e, através de um íman que vai andando pelo tablet, os adeptos cegos ou de baixa visão conseguem sentir o que acontece em campo enquanto ouvem o relato. Para além de sentirem, ouvem a jogada que efetivamente está a acontecer o relato é muito mais audiodescritivo, podendo ir até ao detalhe das cores das sapatilhas. Nos momentos em que o jogo esteja parado são dados alguns pormenores descritivos do que se está a passar em campo ou nas bancadas, por isso é excelente conseguirmos conciliar estes dois serviços num só. O feedback tem sido mesmo muito bom. A expressão de felicidade de todos os adeptos que experimentam é aquilo que nos move. Se calhar até excedemos as suas expectativas, porque isto é algo pioneiro e o serviço da Touch2See consegue fazer a diferença. Este é um caminho que nos orgulha e pelo qual queremos seguir. Queremos dar o exemplo e ser pioneiros nesta área, que os nossos adeptos se sintam orgulhosos e se sintam bem-vindos na nossa casa", explicou Teresa Santos.