FC Porto de Sérgio Conceição tem sido o mais forte na "miniliga" com os grandes
Dragões pontuaram mais na miniliga com os rivais em três das seis épocas de Conceição
Corpo do artigo
Qual é o peso de um jogo entre candidatos ao título no campeonato? Sérgio Conceição gosta de dizer que valem seis pontos, pelos três que se conquistam e os três que o adversário não consegue, e a verdade é que, não sendo um fator determinante no desfecho da competição, ajuda a alimentar o ego dos adeptos. Nesse capítulo, os do FC Porto têm sido os mais inflamados desde que o treinador de 48 anos chegou, em 2017/18.
A última temporada foi a única desde 2017/18 em que a equipa mais pontuada neste "campeonato" não venceu o título que importa. Fasquia portista com Sérgio fixada nos 14 pontos da primeira época.
Nas seis temporadas que se concluíram desde então, a equipa azul e branca terminou com mais pontos neste minicampeonato com Benfica, Sporting e Braga em três delas, tendo acabado outra com a mesma pontuação dos arsenalistas. Curiosamente, a época transata foi a única deste período temporal em que o clube mais pontuado neste comparativo não arrecadou o título que verdadeiramente importa. Esse foi parar às mãos dos encarnados, apesar de os dragões terem fechado as contas com 13 pontos, as águias com oito, os leões com seis e os bracarenses com apenas cinco.
17087126
Será, pois, com o estatuto de candidato ao título mais pontuado nas últimas "duas edições" deste minicampeonato que o FC Porto se apresentará amanhã novamente na Luz. O estádio traz excelentes recordações aos portistas, não só porque foi onde confirmaram a conquista da I Liga em 2021/22, mas também porque é onde têm tido mais sucesso em comparação com Alvalade e a Pedreira. Com Sérgio Conceição como técnico, os azuis e brancos já venceram por quatro vezes no recinto encarnado - mais até do que no Dragão (duas) com o mesmo adversário - e somente duas na casa dos leões e dos arsenalistas. O triunfo mais recente remonta ao campeonato anterior e, na altura, os dragões deslocaram-se à capital atrás dos lisboetas. Amanhã, porém, o jogo arrancará com as posições das duas equipas invertidas.
17086817
O mais aproximado que o FC Porto teve de uma época perfeita neste minicampeonato a quatro foi, precisamente, em 2017/18. Os dragões derrotaram o Braga por duas vezes e juntaram uma vitória na Luz e outra em Alvalade à contabilidade, mas cometeram o "pecado" de empatar em casa com o Benfica e o Sporting na primeira volta da competição, pelo que amealharam 14 pontos no confronto direto com os restantes candidatos ao títulos. No reverso da medalha surge a temporada de 2020/21, em que Conceição viu a equipa vencer apenas um dos seis desafios contra os principais opositores - a vítima foram os arsenalistas -, apesar de até ter sido a única que fechou sem qualquer desaire nesta miniliga. O Benfica, refira-se, foi o clube que mais pontos conseguiu no duelo direto com os pares: 16, na época de 2018/19.