É a equipa do campeonato com mais golos no contra-ataque. Confira esta e outras curiosidades após a ronda 33 do campeonato.
Corpo do artigo
O FC Porto é a equipa com mais golos da Liga Bwin marcados no contra-ataque. O desempate no topo do ranking foi - fina ironia - realizado graças ao golo de Zaidu no clássico da Luz.
Antes desta jornada, FC Porto e Benfica empatavam nos golos marcados na sequência de contra-ataque. O desempate no topo do ranking chegou pelo pé de Zaidu, depois de uma cavalgada épica de Pepê que recebera a bola numa interceção de cabeça de Pepe a um canto do Benfica. Este foi o 18.º golo dos dragões - um golo que valeu o título - contra o segundo do ranking, o Benfica, com 17.
O pódio do ranking fecha com o terceiro lugar do Braga (14 golos) e o Sporting, o outro candidato ao título, aparece "apenas" no sexto posto. Isto prova que as boas qualidades do Sporting não passam propriamente pelo contra-ataque, mas antes no ataque apoiado.
Em termos gerais quanto vale o contra-ataque? Cerca de um quarto de todos os 562 golos de bola corrida. Já agora, refira-se que a bola corrida é uma fatia de 72% de todos os 779 golos da Liga Bwin.
Curiosidades
1.º no ranking O JOGO
Ricardo Horta marcou os três últimos golos do Braga e todos valeram vitória por 1-0. É o 3.º melhor marcador da I Liga, com 18 golos, e subiu ao 1.º lugar do ranking "Pontos O JOGO", a par de Samuel Lino (Gil Vicente) e Taremi (FC Porto).
5.º nos passes decisivos
A cavalgada de Pepê para a assistência a Zaidu é uma arte que tem vindo a aprimorar. É o 5.º com a melhor média de passes decisivos (1,1 por jogo) e o 11.º com o maior acerto de passes (84%) para o terço final do campo adversário.
5 pontos a voar
O dramático penálti à trave de Yan Matheus (aos 90"+4") foi o 5.º penálti falhado pelo Moreirense na Liga Bwin, esta época. Estes tiveram um custo de cinco pontos. Com eles estariam já a salvo da despromoção, com 31 pontos.
6.º com mais remates
O Vizela garantiu a manutenção sem as táticas de autocarro e com um futebol positivo. É a 12.ª equipa com mais golos marcados (36); 6.ª com mais remates (410), 4.ª com mais cruzamentos (537) e a 11.ª com mais faltas cometidas (487).
30.º título
O FC Porto conquistou o 30.º título com a autoridade dos números. Melhor ataque (84); melhor defesa (22); líder nos remates (538); menos remates consentidos (217); 1.º na posse de bola (média de 62%); 2.º com mais passes (16 969).