Golo de Zé Manuel decidiu o jogo da ronda 24 da Liga SABSEG.
Corpo do artigo
O Rio Ave venceu o FC Porto B 1-0, em jogo da 24.ª jornada da Liga SABSEG, numa partida decidida no início da segunda parte, com um golo de Zé Manuel.
O atacante português desequilibrou os acontecimentos, aos 56 minutos, corporizando o ascendente da equipa vila-condenses até então, perante um FC Porto B que reagiu bem à contrariedade e até esteve perto de recuperar a igualdade, mas deparou-se com um inspirado guarda-redes local.
Com este resultado, o Rio Ave sobe, à condição, ao terceiro lugar do campeonato, agora com 45 pontos, enquanto o FC Porto B fica num tranquilo nono posto, com 32.
Os vila-condenses entraram mais pressionantes neste desafio, instalando-se na área contrária, mas, apesar de um futebol mais envolvente, não conseguiam criar reais situações de perigo para a baliza do adversário.
Do outro lado, o FC Porto B apostava na consistência da defesa, liderada por Rúben Semedo, que foi novamente chamado a ganhar ritmo no eixo, para, depois, tentar armar alguns contra-ataques.
Mas, tal como o Rio Ave, a inoperância dos jovens 'dragões' no último terço era evidente, fazendo com que o primeiro tempo se esgotasse numa toada inconsequente, com o nulo a castigar as duas equipas.
A equipa da foz do Ave repetiu a melhor entrada no reatamento, deixando logo um primeiro aviso, aos 50 minutos, numa jogada de envolvência, na sequência de um canto, que culminou num remate de Pedro Mendes à barra da baliza portista.
O lance acabou por ser prenúncio do tento dos vila-condenses, cinco minutos depois, numa jogada em que o defesa central Aderllan Santos surpreendeu com uma incursão à área contrária, fazendo um primeiro remate, que o guardião portista desviou para a frente, deixando que Zé Manuel, na recarga, fizesse o 1-0.
Só quando se viu em desvantagem o FC Porto B mostrou mais ambição, aventurando-se com maior consistência em terrenos adiantados e esboçando, aos 63, o seu remate mais perigoso até então, por Danny Loader, que o guarda-redes vila-condense encaixou.
Do outro lado o Rio Ave acomodou-se à vantagem e desapareceu ofensivamente, dando ânimo para que os jovens 'dragões' acreditassem no empate, que só não aconteceu porque o guarda-redes Jhonatan esteve inspirado a travar mais duas boas chances de Danny Loader e Varela, mantendo a vantagem mínima dos vila-condenses.
Jogo no Estádio do Rio Ave FC, em Vila do Conde.
Rio Ave - FC Porto B, 1-0
Ao intervalo: 0-0
Marcador:
1-0, Zé Manuel 56 minutos.
Equipas:
- Rio Ave: Jhonatan, Costinha, Renato Pantalon, Aderllan Santos, Pedro Amaral, Gabrielzinho (Ukra, 82), Guga (Hugo Gomes, 82), João Graça (Amine, 60), Zé Manuel (Vítor Gomes, 82), Aziz (Joca, 71) e Pedro Mendes.
(Suplentes: Magrão, Hugo Gomes, Fabrice Olinga, Vítor Gomes, Amine, Ronan, Sylla, Joca e Ukra).
Treinador: Luís Freire.
- FC Porto B: Ricardo Silva, Rodrigo Ferreira, Rúben Semedo, Romain Correia, João Mendes (Leonardo Borges, 85), Rodrigo Fernandes, Tavares (Diogo Ressurreição, 90), Vasco Sousa, Varela (Levi Faustino, 90), Danny Loader e João Peglow (Ejaita, 90).
(Suplentes: Ivan Cardoso, Diogo Ressurreição, Wesley, Levi Faustino, Ejaita e Leonardo Borges).
Treinador: António Folha.
Árbitro: Miguel Nogueira (AF Lisboa).
Ação disciplinar: Cartão amarelo para Rúben Semedo (27), João Mendes (30), Guga (34), João Graça (37), Rodrigo Ferreira (61), Varela (79), Jhonatan (90+4) e Hugo Gomes (90+5).
Assistência: Cerca de 1.500 espectadores
14631542