FC Porto B e o Aves empataram esta quarta-feira sem golos, interrompendo sequências vitoriosas, num encontro da 11.ª jornada da II Liga que assinalou o regresso de André Silva à competição.
Corpo do artigo
O melhor goleador do campeonato, André Silva, com oito tentos, esteve um mês ausente dos relvados, devido a lesão, mas o seu regresso foi pouco inspirador para o líder FC Porto B, sobretudo na primeira parte.
Os dragões' vinham de seis vitórias consecutivas na II Liga, tal como os avenses, contabilizando, neste caso, duas eliminatórias da Taça de Portugal, mas a primeira parte ficou marcada por um despique intenso a meio-campo e supremacia das defesas sobre os avançados.
O pontapé no marasmo foi dado por Tarcísio, aos 30 minutos, numa jogada de envolvimento do ataque do Aves, com participação de Mendy, Renato Reis e Nélson Pedroso, mas o remate, que levava o caminho da baliza, esbarrou num defesa do FC Porto B.
A segunda metade foi mais movimentada e emocionante, em especial após a expulsão de João Graça, por acumulação de amarelos, aos 52 minutos.
Curiosamente, foi com menos um elemento que o FC Porto B foi mais perigoso e André Silva, aos 61 minutos, mostrou-se pela primeira vez, ao emendar um cruzamento de Rafa da esquerda, antes de dois lances perigosos de Pité (aos 63 e 70), aposta de Luís Castro na segunda parte.
A resposta de Ulisses Morais chegou por Ernest, João Amorim e Felipe Martins, apostas ofensivas numa fase em que os protestos tomaram conta dos jogadores e dos adeptos, face à manifesta dualidade de critérios do árbitro, com claro prejuízo dos avenses.
Renato Reis, aos 80 minutos, protagonizou o último lance de registo do encontro, com um remate que obrigou Gudiño a aplicar-se.
Com este empate, o FC Porto B manteve a liderança isolada da II Liga, agora com 25 pontos, enquanto o Aves soma 16 e mantém-se na primeira metade da classificação.