O FC Porto subiu do 17.º posto para o 15.ª, somando agora 12 pontos, e a Oliveirense mantém-se na última posição, com seis.
Corpo do artigo
O FC Porto B derrotou a Oliveirense, por 2-1, num jogo relativo à 12.ª jornada da II Liga que foi decidido com um golo do central portista Gabriel Brás no último minuto.
Os portistas abriram o marcador com um golo de cabeça do defesa central Filipe Silva aos 36 minutos, a equipa de Oliveira de Azeméis empatou através de João Silva (65) e Gabriel Brás fez o 2-1 com um cabeceamento certeiro nos segundos finais e na sequência de um livre frontal.
O jogo, que opôs os dois últimos classificados, esteve indefinido até ao momento em que Candé ameaçou a baliza da Oliveirense aos 21 minutos, o ala portista Angel Alarcón rematou forte e Arthur defendeu a dois tempos aos 28 e o FC Porto B começava a ter mais bola e iniciativa e a ser mais perigoso.
O 1-0 aconteceu aos 36 minutos, nessa fase de maior ascendente portista, e depois de um cruzamento da direita do lateral Dinis Rodrigues a que Filipe Silva deu seguimento com um bom cabeceamento.
A Oliveirense mostrou pela pouca ambição durante quase toda a primeira parte, mas regressou do intervalo com uma atitude muito mais proativa e de olhos postos na baliza adversária em busca da igualdade.
Em situação aflitiva na classificação, os visitantes começaram então a procurar o golo e conseguiram-no num lance em que João Silva, na faixa esquerda, acreditou até ao fim e, embora pressionado por um adversário, chutou quase sobre a linha de fundo, fazendo com que a bola batesse no poste mais distante e entrasse na baliza.
Os dragões voltaram com grande perigo à baliza adversária aos 84 minutos, depois de um cruzamento da direita de Dinis Rodrigues a que Gil Martins acorreu rematando de cabeça, levando a bola a embater na barra da baliza de Arthur antes de sair.
A Oliveirense não se intimidou e esteve perto do segundo golo aos 87 minutos, num lance em que o jovem japonês Tomoya, de 18 anos, que substituíra o seu compatriota Kotharo, de 19, rematou de primeira e Gonçalo Ribeiro evitou o golo com uma grande defesa.
Dois minutos volvidos, Candeias forçou Gonçalo Ribeiro a nova grande defesa, para canto, e foi já aos 90+3 que Gabriel Brás resolveu o jogo a favor do FC Porto, com um golo de cabeça após um livre frontal que a defesa da Oliveirense defendeu mal.
O FC Porto subiu do 17.º posto para o 15.ª, somando agora 12 pontos, e a Oliveirense mantém-se na última posição, com seis.
Jogo no Estádio Luís Filipe Menezes, em Vila Nova de Gaia.
FC Porto B – UD Oliveirense, 2-1.
Ao intervalo: 1-0.
Marcadores:
1-0, Filipe Silva, 36 minutos.
1-1, João Silva, 65.
2-1, Gabi, 90+3
FC Porto B: Gonçalo Ribeiro, Dinis Rodrigues, Gabi, Felipe Silva, Lopes, Domingos Andrade, Diogo Fernandes (João Teixeira, 79), Marcus (Gonçalo Sousa, 74), Tiago Andrade (Mateo Caicedo, 69), Angel Alarcón e Candé (Gil Martins, 79).
(Suplentes: Diogo Fernandes, Castro, Gonçalo Sousa, Luís Gomes, Jorge Meireles, Mateo Caicedo, Gil Martins, João Teixeira e Filipe Sousa).
Treinador: João Brandão.
Oliveirense: Arthur, Casimiro (Iago Reis, 45), Noga, Tyler (Luís Bastos, 45), Frederico Namora (Klebinho, 46), Kotharo (Tomoya, 86), Sabino, André Santos, Candeias, Schutte e João Silva (Veiga, 78).
(Suplentes: Rui Dabó, Iago Reis, Veiga, Luís Bastos, Izumi, Tomoya, Schurrle, Klebinho e Manuel).
Treinador: Filipe Rocha.
Árbitro: Vítor Ferreira (AF Braga).
Ação disciplinar: cartão amarelo para Castro (23), João Silva (27), Sabino (419, Angel Alarcón (41), Candé (65), Filipe Silva (85) e Luís Bastos (90).