Na ressaca do desaire na final da Taça da Liga, a cambalhota frente ao Gil Vicente permitiu atingir uma marca redonda nas provas nacionais
Corpo do artigo
Foi preciso dar a volta ao marcador, mas a receção ao Gil Vicente terminou com a vitória do FC Porto, a resposta que Sérgio Conceição pretendia dar após o desaire na final da Taça da Liga.
Desde a estreia, no extinto Campeonato de Portugal, o FC Porto apresenta uma taxa da de sucesso de 66,3 por cento
Mas não foi só por isso que o encontro da 18ª jornada foi importante: o cabeceamento de Marcano e o remate em jeito de Sérgio Oliveira diante dos minhotos carimbaram o triunfo número dois mil dos dragões em jogos oficiais de todas as provas nacionais [ver infografia abaixo].
Os portistas apresentam uma percentagem de sucesso de 66,3 por cento desde que, a 4 de junho de 1922, venceram (2-1) o Sporting no primeiro jogo da final da edição inaugural do Campeonato de Portugal. Foi aí que tudo começou.
Sem surpresa, a maioria dos triunfos foram conseguidos no Campeonato, a prova mais antiga - arrancou em 1935 - que continua a ser disputada. Segue-se a Taça de Portugal, competição onde a equipa do FC Porto está a uma vitória de chegar a outro número redondo, embora bem mais pequeno: a eliminatória com o Académico de Viseu significa duas oportunidades para chegar às 300 vitórias na prova rainha. O primeiro confronto é já para semana, diga-se.
Próximo adversário, o V. Setúbal, é a equipa que mais vezes derrotou
Antes, já no sábado, o FC Porto desloca-se ao terreno do V. Setúbal que é, precisamente, o emblema nacional que mais vezes derrotou na sua história. Dos 2000 triunfos, 114 (ou seja, mais de cinco por cento) foram diante dos sadinos. Seguem-se o outro Vitória, de Guimarães, com 109 triunfos e o Braga, com 106.
Por enquanto, os dragões não passaram a barreira das cem vitórias diante de mais nenhum rival interno. Mais de metade (1107) dos dois mil êxitos foram alcançados com Pinto da Costa na presidência. Ou seja, nos últimos 37 anos. Ao todo, esse encontros permitiram ao FC Porto conquistar 69 troféus nacionais.
Já agora, como curiosidade, acrescente-se que o Benfica soma 2095 vitórias e é o único clube, a par do FC Porto que já atingiu a marca das duas mil. O Sporting ainda só alcançou 1868 triunfos nas provas nacionais.
11765511