
Lance com Sudakov de que reclama o FC Porto
Dragões reagiram esta terça-feira ao processo disciplinar que lhes foi instaurado pela FPF por alegada pressão ao árbitro Fábio Veríssimo na receção de domingo ao Braga
Leia também FC Porto reage ao processo disciplinar por alegada pressão a Fábio Veríssimo
O FC Porto reagiu esta terça-feira ao processo disciplinar que lhe foi instaurado pela Federação Portuguesa de Futebol (FPF), por alegada pressão ao árbitro Fábio Veríssimo na receção de domingo ao Braga, através de um comunicado em que, entre vários pontos, aponta seis erros de arbitragem em jogos do Benfica e Sporting na presente época.
Ora, os dragões apontam desde logo a polémica falta em que Sudakov, do Benfica, escapou a uma expulsão no sábado em casa do V. Guimarães, sendo também mencionadas "expulsões perdoadas a Richard Ríos", outro jogador dos encarnados, nos redutos do Estrela da Amadora e Alverca. Além disso, questionam o penálti assanalado a favor das águias na receção ao Tondela, na Taça da Liga
Sobre o Sporting, o FC Porto salienta a "expulsão perdoada a Gonçalo Inácio em Famalicão", o penálti por assinalar a favor do Braga em Alvalade" e um novo suposto cartão vermelho perdodo, este a Ousmane Diomande, na receção de sexta-feira dos leões ao Alverca.
Ora leia:
"Na perspetiva do FC Porto, persistem graves problemas na arbitragem em Portugal, como a dualidade de critérios, a falta de uniformização nas decisões e o condicionamento permanente das arbitragens antes e depois dos jogos por intervenientes diretos e indiretos (alguns alegadamente ligados a sociedades desportivas). Adicionalmente, continuam a registar‑se, época após época, tentativas de branqueamento de lances capitais com impacto direto nos resultados através do comportamento coordenado de comentadores com relações privilegiadas no seio dos organismos decisores.
Dos problemas acima referidos, são exemplos concretos, na presente época e na perspetiva do FC Porto, os seguintes lances:
- o lance envolvendo Sudakov em Guimarães;
- as expulsões perdoadas a Richard Ríos na Amadora e em Alverca;
- o penálti assinalado no jogo SL Benfica-CD Tondela;
- a expulsão perdoada a Gonçalo Inácio em Famalicão;
- o penálti por assinalar a favor do SC Braga em Alvalade;
- a expulsão perdoada a Diomande na última sexta‑feira, contra o FC Alverca".

