FC Porto anuncia contratações de William Gomes e João Moreira e saída de Wendell
Três negócios entre FC Porto e São Paulo
Corpo do artigo
O FC Porto anunciou, na manhã desta sexta-feira, a contratação de William Gomes para a equipa principal, a título definitivo, de João Moreira para a equipa B, por empréstimo, e a rescisão de contrato de Wendell. Os dois primeiros chegam do São Paulo, o último ruma ao mesmo clube brasileiro.
William Gomes, de 18 anos, é extremo e assinou contrato até junho de 2029. Vai vestir o número 7 nos dragões. É internacional pelas seleções jovens do Brasil e já representava a formação principal do São Paulo.
Como O JOGO avançou, custa aos azuis e brancos nove milhões de euros por 80% dos direitos económicos e fica com uma cláusula de rescisão de 80 milhões de euros, sendo que o tricolor paulista assumirá a responsabilidade com o mecanismo de solidariedade devido a terceiros.
No contexto desta transação, explica o FC Porto, foi também negociada a rescisão do contrato com o lateral-esquerdo Wendell, que reforça o São Paulo.
Da equipa do Morumbi chega ainda João Moreira, emprestado por um ano, sem custos. O FC Porto fica com opção de compra de 50% dos direitos económicos do atleta pelo valor fixo de dois milhões de euros.
João Moreira, 20 anos, é lateral, tem nacionalidade brasileira e portuguesa, e estreou-se pela formação sénior dos paulistas em 2023. Vai vestir a camisola 45 nos "bês".
Leia o comunicado na íntegra:
"Em causa as contratações de William Gomes (a título definitivo) e de João Moreira (por empréstimo) e a rescisão de Wendell
O FC Porto chegou a acordo com o São Paulo para a aquisição de 80% dos direitos económicos de William Gomes pelo valor total de 9 milhões de euros.
Clube e jogador celebraram um vínculo válido por quatro épocas e meia, até junho de 2029, com uma cláusula de rescisão de 80 milhões de euros e o São Paulo irá assumir a responsabilidade com o mecanismo de solidariedade devido a terceiros.
No contexto desta transação, o FC Porto negociou também a rescisão do contrato com Wendell, que a partir desta data passará a representar o São Paulo.
Adicionalmente, FC Porto e São Paulo acordaram a cedência de João Moreira sem custos associados ao empréstimo. O acordo inclui a opção de compra, por parte do FC Porto, de 50% dos direitos económicos do atleta pelo valor fixo de 2 milhões de euros.
Finalmente, o FC Porto declara que não terá encargos com serviços de intermediação com estas transações."