André Villas-Boas, presidente do FC Porto, acompanhado pela restante Direção, Comissão Executiva e pelo Presidente da Assembleia Geral, esteve esta terça-feira nos Paços do Concelho da Câmara Municipal do Porto, onde foi recebido pelo autarca Rui Moreira
Corpo do artigo
Motivo deste encontro: “O encontro que hoje se dá entre o FC Porto e a Câmara Municipal é algo natural. Um encontro pedido por nós, não apenas por cortesia institucional, mas também com o objetivo de criar novas sinergias entre a cidade e o clube. Somos duas das instituições de maior peso e impacto na cidade, pelo grande número de pessoas que atraímos, que empregamos, que colocamos a praticar desporto, pelo impacto económico que temos na cidade, mas, sobretudo, pelo envolvimento que temos com ela, com as pessoas, com a alma e os valores da cidade que tanto nos definem. Só assim é que o Porto faz sentido.”
Diálogo entre o clube e a cidade: “Assim como os absorvemos também os interpretamos e exportamos. As marcas Porto e FC Porto bebem muito uma da outra. Temos noção de que, nos últimos anos, o FC Porto andou distante de um diálogo que deveria ter com a cidade, por isso estamos empenhados em recuperar esse tempo perdido. Obviamente que a Câmara Municipal é o nosso maior interlocutor e parceiro e é liderada por uma equipa que nos dá todas as garantias.”
FC Porto perto da comunidade portuense: “Queremos estar mais embrenhados na vida da cidade, podemos dar mais à cidade e às pessoas, queremos ter mais jovens a praticar desporto e ajudar a autarquia a promover hábitos de vida saudáveis. A título de exemplo, temos centenas de miúdos nas piscinas, jovens a praticar bilhar, boxe e outras modalidades. Queremos estar mais próximos das escolas, das comunidades, do associativismo, queremos estar no centro das discussões críticas sobre o desenvolvimento da cidade e da região.”
Ideias apresentadas a Rui Moreira: “Temos ideias claras que viemos apresentar ao presidente da câmara Rui Moreira. A Fundação, estejam criadas as condições para a mesma, é uma delas. A gestão partilhada de projetos é outra e o crescimento infraestrutural do FC Porto é outro. Viemos reafirmar que estamos totalmente abertos à cidade e que, ostentando o nome dela, o FC Porto nunca deve ser afastado do seu pulsar. À Câmara Municipal do Porto, bem hajam e muito obrigado.”