Técnico reuniu-se ontem de manhã com a direção desportiva para fechar contrato e ainda projetar o futuro. Apresentação da nova equipa técnica deverá realizar-se na sexta-feira. Nuno Piloto tem lugar garantido ao lado do antigo companheiro na formação da Académica, que auferirá menos 1 M€ anuais.
Corpo do artigo
Falta apenas o carimbo oficial na ascensão de Vítor Bruno a treinador principal do FC Porto. O técnico de 41 anos esteve ontem de manhã reunido com a direção desportiva dos azuis e brancos, composta por André Villas-Boas, Andoni Zubizarreta e Jorge Costa, e do encontro saiu um acordo total para as próximas duas temporadas.
Bruno irá receber uma verba anual ligeiramente inferior a um milhão de euros, ainda assim mais do dobro do que auferia até aqui. Salvo qualquer imprevisto, a apresentação acontecerá amanhã, altura em que serão conhecidos os restantes elementos da equipa técnica, sendo que Nuno Piloto, como O JOGO avançou na edição de ontem, tem lugar garantido.
A escolha do treinador com quem André Villas-Boas arranca o período de liderança no futebol está, desta forma, consumada e foi encontrada dentro de portas, onde Vítor Bruno goza de um enorme respeito. O ex-adjunto, que se aventura agora numa carreira como chefe de equipa, tem uma personalidade tranquila e sempre suscitou uma grande empatia junto dos adeptos pelas intervenções públicas que teve. O conhecimento do plantel, que o viu assumir as rédeas em algumas fases do treino nas últimas sete temporadas, bem como do campeonato português, foram duas qualidades que o colocaram no topo das opções de Villas-Boas.
Concretizada a contratação de Vítor Bruno, a nova estrutura azul e branca pode agora tomar várias decisões que ficaram pendentes devido ao prolongamento no tempo do processo de saída de Sérgio Conceição. A data do começo dos trabalhos de pré-temporada, bem como a escolha do local de estágio, que com o treinador anterior foi quase sempre no Algarve, é uma delas. A hipótese de voltar a ser no estrangeiro está em cima da mesa - a última vez que isso aconteceu foi em 2017, numa viagem ao México - , até como forma de obter algum investimento.
Equipa técnica em formação
Tratando-se da primeira experiência como treinador principal, Vítor Bruno tem aproveitado os últimos dias para constuir a equipa técnica que o acompanhará no FC Porto. Nuno Piloto é o único adjunto confirmado até ao momento. Vedran Runje é uma das hipóteses em cima da mesa para treinador de guarda-redes, transitando do lote de técnicos anteriores. Os nomes de João Pereira (ex-Alverca), Diogo Almeida (guarda-redes) e José Mário Rocha (preparador físico) também circularam durante o dia de ontem.