Doze pontos perdidos na primeira metade da Liga é registo inédito sob o comando de Sérgio Conceição, que, historicamente, costuma ver fugir mais pontos na segunda.
Corpo do artigo
A distância pontual para o líder - o Sporting está seis pontos à frente - não é tão larga como na época passada (sete pontos de vantagem tinha, então, o Benfica), mas a primeira volta do campeonato protagonizada pelo FC Porto não oferece a Sérgio Conceição muitos motivos para sorrir.
13309750
Pelo contrário. Os 12 pontos que os dragões deixaram escapar nas primeiras 17 jornadas desta edição da prova constituem o pior registo em quatro temporadas sob a orientação do treinador de 46 anos, superando, inclusive, o de 2019/20, que esteve longe de ser o melhor (dez pontos). Aliás, é curioso que esta análise mostre uma cadência descendente: 45 pontos na primeira época de Conceição, 43 na segunda, 41 na terceira e 39 agora.
De resto, na última dezena de temporadas, só a equipa que Nuno Espírito Santo orientou em 2016/17 viu fugir mais pontos (13) neste período do que a atual, que, face a este desempenho, poderá ser obrigada a romper com a tendência do passado recente se quiser revalidar o título. Tudo porque, historicamente, as segundas voltas dos azuis e brancos com o atual treinador costumam ser inferiores às primeiras, já que em 2017/18 somaram 45 pontos na primeira metade e 43 na segunda, e em 2018/19 amealharam 43 na primeira e 42 na segunda. Na última época, curiosamente, contabilizaram o mesmo registo nas duas: 41 pontos.
As derrotas contra o Marítimo (casa) e o Paços de Ferreira (fora) e o empate frente ao Belenenses (fora) foram os resultados mais surpreendentes. Só aqui voaram oito dos tais 12 pontos desperdiçados. Os restantes quatro surgiram nos clássicos com Sporting e Benfica, onde o equilíbrio de forças é teoricamente maior e, por isso, a probabilidade de ocorrer algum deslize é superior. Diga-se, porém, que na última época os dragões fizeram o pleno de vitórias com os rivais habituais pela conquista da Liga.
Dragões voltam a virar a competição no segundo lugar, mas, desta vez, mais próximos do líder do que na época passada. Total de golos sofridos (17) até aqui é o que mais preocupa no balanço de meia época
Explicar este desempenho com a anormal quantidade de golos sofridos pelo FC Porto pode ser visto como redutor, até porque, anteontem, com o Belenenses, isso não foi um problema. Mas a verdade é que os dragões encaixaram 17 golos na primeira volta e esta marca não só é a pior com Conceição ao leme, como é a mais alta da última dezena de participações na competição. Marítimo e Paços de Ferreira foram responsáveis por, sensivelmente, um terço deles (seis) e nem mesmo a boa produção ofensiva nesses dois jogos impediu estragos. Os 39 golos marcados são, apesar de tudo, o segundo melhor registo desde 2017/18, quando Sérgio foi contratado para substituir Nuno - o melhor foi precisamente nessa temporada (45 golos) -, e o terceiro mais profícuo desde 2011/12.