Álvaro Magalhães, escritor e cronista de O JOGO, responde a três perguntas do nosso jornal sobre o momento da equipa e sobre o treinador Martín Anselmi
Corpo do artigo
INQUÉRITO
1 - A derrota em Braga colocou um ponto final nas aspirações do FC Porto para esta época?
A época está comprometida. Depois de ter perdido tudo, o FC Porto perde também a Champions, que é a substância ativa do clube. Estar dois anos sem Champions é um golpe profundo. Muita gente fala num ‘ano zero’ por causa das mudanças, mas, se calhar, vai ser abaixo de zero. Os resultados são francamente dececionantes.
2 - Como se explica que a equipa, a perder, não tenha feito um remate à baliza na segunda parte?
Após algumas melhorias em Arouca, houve inoperância total. Uma equipa inofensiva e facilmente manietada. Tudo isso foi surpreendente, assim como a lentidão de processos. Não se viu rasgo ou iniciativa, nada.
3 - Anselmi continua a ser a solução? Deve mudar o sistema tático?
Quando não há jogadores para um determinado sistema, parece-me estranho insistir nele. Tal como acontece, por exemplo, no Manchester United. Pode ser maravilhoso, mas se os jogadores não são... Os treinadores têm de adaptar-se aos jogadores que têm, sempre ouvi dizer disso.