Desenho tático de Vicens comporta sempre dois avançados e um deles é Ricardo Horta
Corpo do artigo
À entrada para a 10.ª temporada consecutiva no Braga, Ricardo Horta promete uma época de sonho. É, pelo menos, essa a conclusão do desempenho que o capitão apresentou na pré-temporada, terminando esta fase de preparação como melhor marcador da equipa, com três golos em cinco jogos. Após marcar aos austríacos do Wolfsberger, fez ainda mais duas vítimas, o Panathinaikos e o Moreirense.
Melhor marcador do Braga na pré-temporada, com três golos em cinco jogos, o capitão da equipa arsenalista sente-se muito confortável no novo sistema tático, seja em 3x5x2 ou em 4x4x2.
Os bons indicadores de Ricardo Horta não estão alheios ao novo sistema tático implementado por Carlos Vicens. Numa equipa que estava habituado ao 4x3x3 ou ao 4x2x3x1, o desenho tático do treinador espanhol é um fato à medida do capitão. Seja em 3x5x2, como começou contra o Celta de Vigo, ou em 4x4x2, como atuou na segunda parte desse encontro diante da equipa espanhola, os arsenalistas apresentaram-se sempre com dois avançados, surgindo o internacional português no apoio ao ponta-de-lança. Com o homem mais adiantado preso pelos centrais adversários, Ricardo Horta tem outra mobilidade dentro e fora da área, aparecendo de frente para a baliza para colocar em prática a enorme capacidade de finalização que sempre demonstrou.
Ricardo Horta parte para a décima época no Braga e com a possibilidade de melhorar recordes
Melhor marcador (138 golos) e futebolista mais utilizado de sempre da história do Braga (425 jogos), Ricardo Horta pode beneficiar deste novo sistema tático para realizar uma época de grande nível e, quem sabe, pulverizar alguns recordes da carreira. Se o máximo de jogos foi batido na época passada, com 54 participações em todas as competições, o melhor registo goleador foi alcançado em 2019/20, tendo marcado 24 golos. Já o número de assistências registou-se em 2023/24, com 13 passes mortíferos concretizados pelos companheiros.