O patamar de exigência é bem mais elevado em relação ao de 2021.
Corpo do artigo
Os jogadores do Sporting apresentam-se amanhã, segunda-feira, aos trabalhos, em Alcochete, já com uma novidade bem presente: nesta pré-época vão começar desde logo a defrontar adversários de elevada qualidade, ao contrário do que, por exemplo, tinha acontecido na temporada anterior, quando os opositores foram Estoril, Belenenses, Casa Pia ou Portimonense.
Gansos e algarvios voltam a ser chamados à liça, mas, em vez de canarinhos ou azuis, desta feita os leões poderão ter pela frente equipas como a Roma (vencedora da Conference League), o Sevilha, o Villarreal (semifinalista da Champions), além do Saint-Gilloise (2.º da liga belga).
Segundo o treinador Daúto Faquirá expressa a O JOGO, a notória diferença de qualidade dos adversários não surge por acaso. "Os princípios de jogo do Rúben Amorim já estão bem assimilados e o Sporting procura agora abraçar novos desafios. O patamar de exigência está mais alto e o nível de aprendizagem também já é outro em relação ao que era na época passada. Agora, há que cimentar alguns conceitos, procurando-se novos desafios para elevar a qualidade da equipa. E quanto mais cedo surgirem esses novos desafios melhor para o Sporting", comenta Daúto, salientando depois que o facto de o clube ter terminado "em primeiro e em segundo lugar nas duas últimas temporadas" e também de ter tido um bom desempenho na Liga dos Campeões dá-lhe um estatuto diferente, "obrigando-o a novos desafios" e a "maiores dificuldades criadas" pelos adversários.
Faquirá realça, porém, que Amorim tem todas as condições para voltar a responder de forma positiva a este novo desafio, tal como já tinha feito na época anterior. "O Sporting deixou de ser outsider e de ser uma equipa a quem não se exigia nada. Passou a ter outras responsabilidades, mas o treinador conseguiu adaptar-se bem às novas exigências", salientou.
Ainda nada é oficial, mas Roma, Villarreal e Portimonense são nomes em agenda para o estágio em Lagos, de 10 a 20 de julho. O Sevilha é o opositor previsto para o Troféu 5 Violinos, a 24 de julho.