Fary: "Jogadores e equipa técnica do Boavista têm a situação salarial regularizada"
ENTREVISTA, PARTE II >> Presidente da SAD do Boavista refere que o relacionamento com o clube e com o seu presidente é institucional
Corpo do artigo
Fazia parte do anterior Conselho de Administração. Não tinha conhecimento da situação financeira da SAD?
É importante dizer que, no passado, fui nomeado administrador exclusivamente para a área do futebol. A minha função passava por gerir o dia-a-dia da equipa profissional. Nunca estive envolvido na gestão financeira, pois essa era uma responsabilidade do anterior presidente [Vítor Murta], e nem sequer tinha acesso a informações sobre como, quando e a quem se processavam os pagamentos. Como disse, a minha atuação estava limitada apenas à gestão diária do futebol.
Qual é o peso de Gérard López na gestão diária da SAD?
-Gérard López dá liberdade ao Conselho de Administração para gerir o dia-a-dia da SAD. É justo dizer que ele colocou muito dinheiro no Boavista e que, sem a sua ajuda, teria sido impossível continuar em alguns momentos. Ele é o acionista maioritário da SAD e, nesse sentido, estamos a trabalhar em sintonia para resolver os problemas, como é o caso do PER. Infelizmente, o PER do clube foi rejeitado, mas temos esperança de que o PER da SAD seja aprovado. Gérard López também tem contribuído para o avanço do PER na SAD e nos últimos anos, graças ao seu apoio, conseguimos sempre inscrever a equipa.
Qual é o atual relacionamento da SAD com o clube e com o seu presidente Vítor Murta?
-Existe um relacionamento institucional. Independentemente de quem seja o presidente, neste momento, mais do que nunca, a SAD e o clube precisam de caminhar juntos e de ter uma estratégia conjunta. Infelizmente, o PER do clube não foi aprovado e será necessário encontrar uma solução para o clube.
A possível venda dos terrenos dos campos de treinos em hasta pública preocupa-o?
-Como já referi, infelizmente o PER do clube foi reprovado e desejo, sinceramente, que surja uma solução para resolver a situação do clube - e acredito que ela existe. Essa é uma situação particularmente complicada, especialmente para o clube, o devedor original dessa dívida, mas também para a SAD, que utiliza as instalações do clube como arrendatária, e de forma exclusiva por mais de 20 anos, pelo que quem tiver a tentação de imaginar algum tipo de especulação deverá ter isso bem presente. Mas, ver a situação do campo de treinos com esta fragilidade é preocupante, ainda que tenha esperança de que seja encontrada uma solução para este problema.
Jogadores com salários em dia
Os salários dos jogadores estão em dia?
-Os jogadores e equipa técnica têm a situação salarial regularizada. Aliás, a esse nível, tudo o que foi da responsabilidade do tempo da minha gestão está regularizado. E falo de jogadores, treinadores e funcionários que saíram nos últimos meses, que têm tudo pago.
E os salários dos funcionários?
-Infelizmente, devido às dificuldades que atravessamos, há um atraso no pagamento dos salários dos funcionários. Deixe-me dizer-lhe que esta é a situação que mais me dói. Na minha cabeça isto não é admissível, mas a verdade é que ainda não conseguimos regularizar a situação dos nossos funcionários. Esta é a minha maior luta e estamos a trabalhar para resolver esta situação. Aproveito para agradecer publicamente a todos os funcionários por tudo o que têm feito pelo Boavista. Eles continuam a trabalhar e a dar o seu melhor pelo Boavista mesmo sem terem os salários em dia. Para eles, só tenho uma palavra de agradecimento.