Farioli fala do "sacrifício e esforço de Pepê" e de Rodrigo Mora: "Vai encontrar o seu espaço"
Declarações do treinador do FC Porto após a vitória por 3-0 na receção ao V. Guimarães na 1.ª jornada da I Liga
Corpo do artigo
Rodrigo Moura foi o melhor do ano passado e este ano não foi titular. Não encaixa no seu estilo ou é pela qualidade dos que foram titulares? "Disse em algumas entrevistas, foi jogador importante e será importante esta época. Será importante para o FC Porto, sem dúvida. É talentoso. O treinador tem de tomar decisões. Hoje pela dinâmica das substituições não entrou. Mas o que ele representa para o clube e para mim, não há dúvidas. É bom ter este nível de talento. É uma responsabilidade enorme para mim fazê-lo desenvolver-se. E depois também depende dele continuar a trabalhar assim e evoluir, seguir em frente. Terei de usar todos os jogadores, a época é longa, e ele vai encontrar o seu espaço. A sua contribuição esta época será grande."
Pepê melhorou, está mais confiante e ativo. Conversou com ele para melhorar a atitude ou é natural? "É um misto. Conversei com ele. Ele disse-me coisas. 'Como estás? Bem' e 'muito bem', foi as duas coisas que me disse. Falamos um bocado, está tudo claro. Ele quer desempenhar um papel importante no FC Porto, está muito motivado, disse numa entrevista que quer continuar e ter um papel mais importante no clube. Quando temos um jogador desse nível e com essa maturidade tudo corre bem. Com bola não é que o tenhamos descoberto agora, mas o sacrifício e esforço que fez pela equipa esta noite é de assinalar."
Porque é que Alan Varela descia para defesa a cinco quando o FC Porto defendia? "É uma solução que temos há muito anos, quando estamos baixos, usar o seis como defesa extra. O Varela fez um jogo fantástico. É difícil escolher hoje a performance de alguém sobre os outros porque todos fizeram um grande jogo."