Algarvios aproveitaram a derrota do Estrela da Amadora e asseguraram a quinta vitória consecutiva na II Liga.
Corpo do artigo
O Farense somou este domingo a quinta vitória consecutiva na II Liga, ao bater o FC Porto B (2-0) com dois golos na segunda parte da partida da 31.ª jornada, isolando-se no segundo lugar.
Após uma primeira metade fraca, os algarvios acordaram após o intervalo e, com golos de Mattheus Oliveira (51 minutos) e Rui Costa (88, de grande penalidade), garantiram o regresso à zona de subida, aproveitando a derrota de sábado do Estrela da Amadora frente ao já promovido e campeão Moreirense.
Com três jornadas pela frente, o Farense soma 60 pontos, mais um do que o Estrela: na pior das hipóteses, um deles vai terminar em terceiro lugar e discutir a subida no play-off contra o 16.º classificado da I Liga. O FC Porto B, que já só cumpre calendário, é oitavo classificado, com 42 pontos.
Os algarvios acusaram na primeira parte a ansiedade da luta cerrada pela promoção ao escalão principal, permitindo que os dragões, mais tranquilos na abordagem à partida, se acercassem com maior perigo da sua baliza nos minutos iniciais.
16310712
Rodrigo Pinheiro teve uma incursão pela direita no primeiro minuto, cruzando contra Muscat num lance que testou os reflexos de Ricardo Velho, que aos 13 minutos também evitou uma "cabeçada" perigosa de Abraham Marcus.
Só à passagem da meia hora é que o Farense, de bola parada, criou perigo, com Meixedo a evitar para canto um remate de Gonçalo Silva, com reação imediata do portista Gonçalo Borges, que atirou para fora de fora da área (32).
O Farense surgiu mais dinâmico após o intervalo, chegando ao golo na primeira oportunidade (51 minutos): Cristian Ponde cruzou da direita, Mattheus Oliveira apareceu sozinho ao segundo poste, nas "costas" da defensiva forasteira, dominou e disparou forte com o pé esquerdo, sem hipóteses para o guarda-redes "azul e branco".
Tirando um remate de João Marcelo por cima, aos 55, a equipa de Faro controlou as operações até ao apito final perante um FC Porto B inofensivo e aumentou a diferença aos 88, numa grande penalidade convertida por Rui Costa após Martim Fernandes ter derrubado Marco Matias na área.
16311032