O Farense não vencia desde 30 de dezembro de 2018.
Corpo do artigo
O Farense colocou um ponto final a um ciclo de nove jogos sem vitórias, ao bater o Varzim por 3-0, em encontro da 25.ª jornada da II Liga, num duelo entre equipas aflitas.
A equipa algarvia, que estava na zona de descida à entrada para a ronda, saltou à condição para o 12.º lugar, com 29 pontos, mais dois do que o adversário, que desceu para os lugares de despromoção.
A entrada fulgurante do Farense, que contou com várias mudanças no onze, operadas pelo técnico Álvaro Magalhães - somou a primeira vitória ao seu quinto jogo -, durou 25 minutos e permitiu somar dois golos.
Kitambala, ponta de lança francês que chegou à capital algarvia há duas semanas como jogador desempregado, estreou-se e marcou logo aos nove minutos, após remate de Daniel Bragança intercetado por um defesa, atirando ao poste esquerdo pouco depois (14).
O segundo golo dos algarvios foi apontado por Mayambela, aos 25 minutos, na sequência de um alívio da defesa varzinista, após livre da esquerda, que sobrou para a conclusão do extremo sul-africano.
O Farense, que não vencia desde 30 de dezembro de 2018, baixou o ritmo, mas continuou a controlar, estando perto do terceiro golo aos 37 minutos, quando Jorge Ribeiro concluiu boa jogada coletiva com um tiro defendido por Emanuel Novo para canto.
No segundo tempo, o Varzim teve mais bola, mas nunca conseguiu somar ameaças concretas à baliza de Hugo Marques, enquanto os algarvios mostraram-se tranquilos, acabando por selar o resultado perto do fim, numa grande penalidade convertida por Jorge Ribeiro (87 minutos).
Jogo no Estádio de São Luís, em Faro.
Farense - Varzim, 3-0.
Ao intervalo: 2-0.
Marcadores:
1-0, Kitambala, 09 minutos.
2-0, Mayambela, 25.
3-0, Jorge Ribeiro, 87 (grande penalidade).
Equipas:
- Farense: Hugo Marques, Filipe Godinho, Bruno Bernardo, Cássio, Jorge Ribeiro, David Moura (André Vieira, 58), Daniel Bragança, Fabrício, Mayambela, Alvarinho (Fábio Nunes, 69) e Kitambala (Nuno Borges, 55).
(Suplentes: Daniel Fernandes, Tavinho, André Vieira, Perisic, Alan Júnior, Nuno Borges e Fábio Nunes).
Treinador: Álvaro Magalhães.
- Varzim: Emanuel Novo, Mário Sérgio (Ricardo Barros, 46), Silvério, Sandro, Rui Coentrão, Estrela, Pavlovski (Nelsinho, 59), Payne, Amorim, Vasco Rocha e Rui Pedro (Baba, 71).
(Suplentes: Rafael Broetto, Nelsinho, Haman, Baikoro, Baba, Ricardo Barros e Jeferson).
Treinador: Fernando Valente.
Árbitra: Manuel Mota (AF Braga).
Ação disciplinar: Cartão amarelo para Fabrício (23), Mário Sérgio (29) e Filipe Godinho (49).
Assistência: Cerca de 2.500 espetadores.