Nos 74 jogos realizados na Liga Bwin, o técnico já defrontou 22 adversários e só não ganhou a... um.
Corpo do artigo
Rúben Amorim vai cumprir este domingo o 75.º jogo como treinador na Liga Bwin, nove ao comando do Braga e 66 à frente do Sporting. O adversário, às 20h30 em Alvalade, é o Famalicão, o único de 22 oponentes a quem nunca ganhou para o campeonato - sendo que pelos Guerreiros do Minho venceu o Sporting, FC Porto e V. Setúbal, as únicas equipas a quem não venceu com os leões na Liga.
A história dos confrontos de Amorim com os famalicenses começou na temporada passada, uma vez que em 2019/20 não os defrontou quer pelo Braga, quer pelo Sporting. E o primeiro desses embates, a 5 de dezembro de 2020, foi aquele em que esteve mais perto de somar os três pontos. No Minho, os leões estiveram duas vezes na frente do marcador, com golos de Pedro Gonçalves e Pedro Porro, mas aos 89" Jhonata Robert bateu Adán de livre direto e fez o 2-2 final. A 11 de março, o líder e futuro campeão, voltou a adiantar-se com um golo de Pote (25"), mas a resposta de Anderson Silva foi quase imediata, marcando aos 27", e o marcador não se alteraria mais.
Já esta época, na jornada 4, Nuno Mendes despediu-se dos leões com um autogolo aos 68", mas Palhinha resgatou um ponto para o Sporting aos 82", repetindo-se assim o 1-1 do desafio anterior.
Apesar das dores de cabeça que o Famalicão lhe tem dado, Rúben Amorim já celebrou uma vitória sobre os minhotos no último embate com esta equipa. A 26 de outubro, na primeira jornada da fase de grupos da Taça da Liga, os leões ganharam por 2-1 no Estádio José Alvalade.
Ao FC Porto só venceu pelo Braga
Caso derrube o Famalicão, Rúben Amorim terá na próxima jornada outro rival para abater no campeonato, mas, neste caso, apenas como treinador dos leões. Logo no seu terceiro jogo da liga à frente do Braga, o técnico conseguiu uma vitória no Estádio do Dragão por 2-1. Contudo, desde que assumiu o comando do Sporting só foi capaz de ganhar ao FC Porto na Taça da Liga, nas semifinais da época passada. Para o campeonato sofreu uma derrota fora no final de 2019/20 e tanto na temporada 2020/21 como na primeira volta da presente empatou os três clássicos disputados.