Famalicão-Sporting um a um: crença de Valenzuela e Robert e arte de Porro e Pote
Confira as notas atribuídas por O JOGO aos jogadores de Famalicão e Sporting que se defrontaram no empate a dois golos deste sábado.
Corpo do artigo
FAMALICÃO UM A UM
Luiz Júnior 6
Apresentou um cartão de visita ao defender o penálti de Nuno Santos e também deu nas vistas com intervenções apertadas aos 32", 48" e 54". Ia borrar a pintura no golo de Coates, que foi anulado.
Edwin Herrera 5
Teve muito trabalho para parar Nuno Santos. Nem sempre o conseguiu, embora o tenha tentado com grande voluntarismo. Não dispôs de grande margem para se aventurar no ataque.
Riccieli 4
Demasiado imprudente na grande penalidade cometida, que Luiz Júnior acabou por defender. Envolveu-se em algumas quezílias dentro do campo que o terão deixado algo nervoso.
Babic 6
Mais eficaz do que Riccieli, agressivo q.b. e forte nos duelos, bateu-se bem junto a Sporar, não concedendo grandes veleidades.
Gil Dias 5
Cometeu alguns erros, sem que isso tivesse causado danos de maior. Conseguiu dar uma amplitude maior ao ataque do que Herrera o fez, do outro lado da defesa.
Gustavo Assunção 6
Era o primeiro a impor ordem à frente do quarteto defensivo e o início de construção também passa sempre pelo capitão do Famalicão. Estreou-se a marcar com a camisola dos minhotos e teve um desempenho de sacrifício até ao fim, mesmo apesar de ter terminado a noite em notórias dificuldades físicas.
Bruno Jordão 6
Foi dos melhores na primeira parte, ao conseguir dar algum seguimento à posse de bola dos minhotos, mas a produção acabou por cair assim que o desgaste físico se foi acumulando. Saiu aos 82" para dar o lugar a Jhonata Robert.
Joaquín Pereyra 4
Noite apagada. Fez a falta que deu origem ao golo de Porro e esteve no limite da expulsão com nova entrada imprudente aos 53". Pouco depois, saiu, ao dar o lugar a Iván Jaime.
Rúben Lameiras 4
O melhor marcador do Famalicão no campeonato veio de lesão e pareceu não estar em perfeitas condições, tanto é que foi substituído aos 60". As fintas não lhe saíram bem e foi incapaz de desequilibrar.
Valenzuela 7
Inconformado do início ao fim. Tem um estilo de jogo muito característico do futebol sul-americano, ou seja, o argentino não dá um lance por perdido e às vezes até leva o individualismo demasiado além. No entanto, remou várias vezes contra a maré e aos 90+5" podia ter dado a vitória, só que Adán negou-lhe uma noite de glória.
Campana 4
Teve pouco jogo e nenhuma oportunidade para alvejar a baliza de Adán. Limitou-se a disputar alguns duelos aéreos, que mesmo assim raramente ganhou.
João Neto 6
Apesar de só ter 17 anos, não teve medo e acrescentou mais esclarecimento ao setor intermédio. A equipa cresceu com a sua entrada e deu sinais de que pode vir a merecer mais oportunidades nos próximos jogos.
Trotta 5
O italiano deu luta ao ataque, mas sem ter criado jogadas de perigo.
Iván Jaime 5
Encostou-se, primeiro, à esquerda, e melhorou quando passou para o meio.
Patrick William -
Conseguiu acrescentar mais solidez ao eixo da defesa minhota.
A FIGURA
Jhonata Robert: 7
Bem diziam que é especialista em bolas paradas
Jhonata Robert chegou a Portugal emprestado pelo Grémio, que o tem protegido por uma cláusula de 80 M€, e com fama de ser bom nas bolas paradas. Frente ao Boavista estreou-se a marcar... de livre, embora com culpas para o guarda-redes Leó Jardim, mas ontem foi diferente. Houve arte e engenho do brasileiro que entrou aos 82", tendo dado um ponto importantíssimo ao Famalicão, numa das duas ações de relevo do ala no jogo. Na outra, viu um amarelo...
SPORTING UM A UM
Adán 4
Uma defesa a fechar o jogo (num disparo que até parecia ir para fora)... e foi só. Falhou no primeiro golo sofrido, com saída em falso, e no segundo a estirada não foi suficiente.
Neto 6
Teve pouco trabalho e resolveu o que lhe apareceu sem grandes dificuldades, não complicando nas saídas. É dele o passe para Pedro Gonçalves marcar o primeiro golo leonino.
Coates 6
Seguro na retaguarda, esteve em foco na parte final com participações no ataque. Primeiro, aos 73" a atirar ao lado de cabeça, e depois nos descontos no lance polémico de golo invalidado pelo VAR.
Feddal 5
Não esteve bem no capítulo do passe, desperdiçando várias posses de bola com más saídas. Aos 13", num canto ofensivo, esteve perto de inaugurar o marcador.
Porro 7
Mostrou de leão ao peito finalmente a experiência a bater livres que aprimorou em particular quando foi extremo noutra fase da carreira, fazendo o 2-1 de forma magistral, em bola parada da esquerda. Foi ganhando confiança com vários túneis a rivais logo no início do jogo, recuperou a posse de bola que permitiu o primeiro do Sporting, e entre outros lances ofensivos de registo destaque para o passe longo para o golo polémico anulado a Coates. Uma nota negativa: a falta desnecessária que originou o 1-1.
Palhinha 6
Sempre em movimento para dar linhas de passe no miolo, dando seguimento correto e vertical às jogadas quando solicitado nas transições ofensivas. Foi ainda o autor de duas "bombas", aos 32" e 54". Nas ações defensivas esteve mais modesto que o habitual, e de uma falta sua na zona frontal nasceu o golo do 2-2.
João Mário 4
Não conseguiu fazer a diferença na construção a meio-campo nem quando pisou terrenos mais adiantados (aos 66" e aos 78" rematou mal). Desleixado na marcação a Gustavo Assunção no 1-1.
Antunes 6
Ligado à corrente, com bom ritmo para quem soma poucos minutos esta temporada (saiu esgotado, já aos 82"). Participou na jogada do penálti sofrido por Nuno Santos, está também no início da do primeiro golo e sofreu a falta do livre direto de Porro.
Pedro Gonçalves 5
Jogo de emoções, com o regresso a casa, mais um golo brilhante - que não festejou - em jogada individual e remate colocado... e expulsão a deixar a equipa em inferioridade numa fase difícil do jogo.
Sporar 4
Terminou a partida sem rematar (aos 7" falhou o disparo, em boa posição) e com pouca participação no ataque.
Nuno Santos 4
Uns furos abaixo do que tem mostrado. Falhou o penálti que ele próprio arrancou e os nervos cresceram... Depois foi amarelado, raramente encontrou espaço para embalar e perdeu discernimento, acabando substituído.
Tiago Tomás 5
Uma desmarcação de calcanhar para João Mário, logo a abrir, e não se viu mais.
Tabata 6
Veloz e incisivo, baralhou a defesa famalicense com as suas movimentações. Aos 73" cruzou com perigo para Coates e aos 78" fez passe atrasado para João Mário.
Borja 4
Entrou para segurar e perdeu logo utilidade.
Matheus Nunes 4
Sem influência.