
Ulisses de Morais, treinador do Famalicão
Tony Dias
O Famalicão, da II Liga de futebol, qualificou-se este domingo para a terceira eliminatória da Taça de Portugal, ao vencer na visita ao Mosteirense, dos distritais de Portalegre, por 2-0, na segunda ronda da prova.
A equipa de Famalicão dominou por completo a primeira parte da partida, tendo entrado com vontade de resolver o jogo nos primeiros instantes deste encontro que foi disputado no Estádio Municipal de Arronches.
Com apenas três minutos de jogo, Diogo Cunha poderia ter inaugurado o marcador, colocando o Famalicão em vantagem, na sequência de um cabeceamento que levou a bola ao poste esquerdo da baliza de João Janela.
O Famalicão, que nos primeiros 25 minutos foi dispondo de várias ocasiões de golo, trocando a bola com rapidez, chegou à vantagem aos 22 minutos através de Nailson que, na sequência de um pontapé de canto, cabeceou para o fundo da rede da baliza defendida por João Janela.
A vantagem do Famalicão poderia ter sido ampliada nos últimos 15 minutos da primeira parte, nomeadamente ao minuto 45, quando Nera cobrou um livre no corredor central à entrada da área do Mosteirense, tendo a bola passado junto ao poste esquerdo da baliza.
O Mosteirense limitou-se a defender durante a primeira parte, mostrando-se com poucos argumentos para combater o resultado, uma vez que se apresentou nesta partida algo desfalcado, sem as presenças de quatro jogadores considerados importantes na sua manobra ofensiva, nomeadamente António Pinheiro, Rosinha, Fernando Toscano e Rui Toscano.
No segundo tempo, o Famalicão continuou a dominar a partida, chegando com perigo à baliza alentejana através de jogadas protagonizadas por Medeiros e Fred.
Por sua vez, o Mosteirense apenas chegou com perigo à baliza do Famalicão na segunda parte do jogo, através de um pontapé livre à entrada da área cobrado por João Cordeiro.
O Famalicão acabou por ampliar o resultado aos 70 minutos, através de um pontapé de canto cobrado à maneira curta, com um remate de fora da área de Diogo Cunha.
Já na parte final do encontro o Famalicão poderia ter aumentado a vantagem, através de Fred, que esteve isolado na cara do guarda-redes, e de Chico que, após um cruzamento da direita efetuado por Joel, também falhou isolado frente a João Janela.
Jogo no Estádio Municipal de Arronches.
Mosteirense - Famalicão, 0-2.
Ao intervalo: 1-0.
Marcadores: 0-1, Nailson, 22
0-2, Diogo Cunha, 70
Equipas:
- Mosteirense: João Janela, Ricardinho, Rui Santos, Paulo Emílio, João Cordeiro, João Carapinha, Rafael Mendes (Leonel Bonito, 83), Miguel Cardoso (José Pinheiro, 56), Hugo Ponteiro, Filipe Pacau (João Careto, 14) e André Camilo
(Suplentes: Bruno Sabino, José Pinheiro, Luís Gama, Márcio Cruz, João Careto e Leonel Bonito).
Treinador: Jorge Moura.
- Famalicão: Gabriel, Ângelo, Nailson (Quichini, 76), Diogo Cunha, Medeiros (Feliz, 61), Fred, Correia, Joel, Nera, Patrick (Chico, 61) e Perre.
(Suplentes: Efremov, Mércio, Chico, Daniel, Jorge Miguel, Feliz e Quichini).
Treinador: Ulisses Morais.
Árbitro: João Bento (AF Santarém).
Ação disciplinar: cartão amarelo para Nailson (39), Ricardinho (48) e Chico (739.
Assistência: cerca de 200 espetadores.
