Benfica deu conta do falecimento de uma figura com ligação histórica ao emblema encarnado, aos 70 anos
Corpo do artigo
Faleceu Minervino Pietra, antigo lateral direito do Benfica, aos 70 anos, informou o emblema encarnado ao final da noite desta quinta-feira. Nas águias foi jogador, analista e treinador residente de várias equipas técnicas do plantel profissional.
"É com profunda consternação que o Benfica lamenta a morte de Minervino Pietra, aos 70 anos. Partiu um homem com uma ligação histórica ao clube, um exemplo de dedicação e de enorme benfiquismo, seja em campo ou na estrutura do futebol", começa-se por ler em nota de pesar no site oficial do emblema encarnado.
"Mais de metade da sua vida dedicou-a ao Benfica, como jogador, analista e, mais tarde, como treinador residente de várias equipas técnicas do plantel profissional de futebol do clube. Sempre foi um desportista de eleição, como jogador do Benfica e da Seleção e como treinador, que inspirava os jogadores pelo seu exemplo e pela mística que sempre incutiu nos mais novos. Sempre foi um desportista de eleição, como jogador do Benfica e da Seleção e como treinador, que inspirava os jogadores pelo seu exemplo e pela mística que sempre incutiu nos mais novos. Chegou ao clube em 1976, mantendo a ligação ao Benfica até ao último dia da sua vida. Enquanto jogador, efetuou 407 jogos com o Manto Sagrado e marcou 34 golos, e também colecionou títulos, com quatro Campeonatos Nacionais conquistados, cinco Taças de Portugal, duas Supertaças e duas Taças de Honra. Foi liderado por treinadores como John Mortimore, Mário Wilson, Lajos Baroti ou Sven-Göran Eriksson. A sua experiência como futebolista de elite moldou o seu perfil como treinador. Nos anos como treinador adjunto de Jorge Jesus, Rui Vitória e ainda Bruno Lage, destacam-se os seus seis títulos de Campeão Nacional, e ainda duas Taças de Portugal, seis Taças da Liga e quatro Supertaças. Ao todo, como jogador e treinador, ao serviço do Benfica, Minervino Pietra venceu 31 títulos e troféus oficiais", lê-se ainda.
"O Benfica tudo fará para perpetuar a memória de um profissional de excelência e de um homem de raro carácter. Minervino Pietra será sempre reconhecido como um dos nossos, portador e zelador da mística. À família de Minervino Pietra, o Benfica endereça os seus mais sentidos pêsames", concluem as águias.