
Benfica deu conta do falecimento de uma figura com ligação histórica ao emblema encarnado, aos 70 anos
Faleceu Minervino Pietra, antigo lateral direito do Benfica, aos 70 anos, informou o emblema encarnado ao final da noite desta quinta-feira. Nas águias foi jogador, analista e treinador residente de várias equipas técnicas do plantel profissional.
"É com profunda consternação que o Benfica lamenta a morte de Minervino Pietra, aos 70 anos. Partiu um homem com uma ligação histórica ao clube, um exemplo de dedicação e de enorme benfiquismo, seja em campo ou na estrutura do futebol", começa-se por ler em nota de pesar no site oficial do emblema encarnado.
"Mais de metade da sua vida dedicou-a ao Benfica, como jogador, analista e, mais tarde, como treinador residente de várias equipas técnicas do plantel profissional de futebol do clube. Sempre foi um desportista de eleição, como jogador do Benfica e da Seleção e como treinador, que inspirava os jogadores pelo seu exemplo e pela mística que sempre incutiu nos mais novos. Sempre foi um desportista de eleição, como jogador do Benfica e da Seleção e como treinador, que inspirava os jogadores pelo seu exemplo e pela mística que sempre incutiu nos mais novos. Chegou ao clube em 1976, mantendo a ligação ao Benfica até ao último dia da sua vida. Enquanto jogador, efetuou 407 jogos com o Manto Sagrado e marcou 34 golos, e também colecionou títulos, com quatro Campeonatos Nacionais conquistados, cinco Taças de Portugal, duas Supertaças e duas Taças de Honra. Foi liderado por treinadores como John Mortimore, Mário Wilson, Lajos Baroti ou Sven-Göran Eriksson. A sua experiência como futebolista de elite moldou o seu perfil como treinador. Nos anos como treinador adjunto de Jorge Jesus, Rui Vitória e ainda Bruno Lage, destacam-se os seus seis títulos de Campeão Nacional, e ainda duas Taças de Portugal, seis Taças da Liga e quatro Supertaças. Ao todo, como jogador e treinador, ao serviço do Benfica, Minervino Pietra venceu 31 títulos e troféus oficiais", lê-se ainda.
"O Benfica tudo fará para perpetuar a memória de um profissional de excelência e de um homem de raro carácter. Minervino Pietra será sempre reconhecido como um dos nossos, portador e zelador da mística. À família de Minervino Pietra, o Benfica endereça os seus mais sentidos pêsames", concluem as águias.
