O avançado Falé pulou diretamente dos sub-23 para a equipa principal em 2021/22 e agora está a ser ponderado pelo novo treinador
Corpo do artigo
A permanência de Miguel Falé na primeira equipa do Braga ainda não é um assunto fechado para Artur Jorge.
O avançado, 18 anos, é um velho conhecido do treinador, mas poderá ser encaminhado para a equipa B na perspetiva de jogar com regularidade.
Essa etapa foi, aliás, fintada nesta temporada (quando Artur Jorge comandava os bês), pois ainda se encontrava ao serviço dos sub-23 quando foi requisitado por Carlos Carvalhal para ser lançado, como titular, frente ao Arouca, ficando associado a uma goleada, por 6-0, fora de casa. A partir daí, seria opção em mais 12 ocasiões e acabaria por ser o jogador com mais minutos somados (291) de um grupo de dez jovens estreados na época, todos oriundos das equipas profissionais secundárias do clube.
Falé ganhou estatuto como trunfo vindo do banco e a verdade é que foi somando boas prestações, com duas a ficarem marcadas por assistências para golos de Ricardo Horta, diante do Famalicão e do Arouca. Tais registos estão a ser pesados por Artur Jorge e até poderão garantir-lhe o acesso à pré-época da equipa principal, sabendo-se que o sucessor de Carvalhal conhece bem as características do avançado desde 2020/21, época em que apostou nele, ainda com a idade de júnior, precisamente nos sub-23.
Se o mercado de transferências de verão não trouxer novidades, Abel Ruiz e Vitinha voltarão a ocupar os primeiros lugares da grelha de partida na corrida para a posição 9, enquanto Falé será um candidato natural a terceira opção, como era Mário González. Já o guarda-redes Lukas Hornicek, o médio Gorby e o ala Roger Fernandes, igualmente estreados esta temporada, estão certos na pré-época da primeira equipa, depois de a SAD ter acertado a venda de Leonardo Buta para a Udinese por dois milhões de euros.