Já contamos uma das histórias mais marcantes da folha de clássicos entre os dois clubes: a estreia do astro Teófilo Cubillas pelo FC Porto.
Corpo do artigo
Os jogos entre Fabril e FC Porto fazem parte do imaginário dos mais antigos. Se hoje em dia as diferenças entre os clubes são gritantes, nem sempre foi assim. Conceição alertou para o histórico do passado, que no Barreiro dá praticamente empate técnico: 11 vitórias para a então CUF, 12 para os dragões.
Há três dias contamos-lhe uma das histórias mais marcantes da folha de clássicos entre os dois clubes: a estreia do astro Teófilo Cubillas pelo FC Porto. Mas há outros craques do passado com boas memórias do Fabril. Fernando Gomes, o Bibota, que Cubillas tanto elogiou, é o principal. Sabia que os dois primeiros golos de uma lista de 355 marcados pelo FC Porto foram contra o Fabril?
Os dois primeiros golos do Bibota pelo FC Porto foram contra a antiga CUF. Tinha 17 anos
Isso aconteceu logo na estreia do antigo avançado na primeira equipa dos dragões. Foi na primeira jornada da época 1974/75. O FC Porto, treinado pelo brasileiro Aymoré Moreira, venceu por 2-1. Gomes tinha apenas 17 anos e iniciou então um percurso absolutamente extraordinário. Nessa primeira temporada com os grandes faturou em 18 ocasiões e disparou para uma carreira que lhe valeu 355 golos em 450 jogos de azul e branco e duas Botas de Ouro europeias. Curiosamente, Gomes não voltou a marcar ao Fabril, que desceria de divisão em 1975/76. Até hoje.