Fábio Silva: cláusula milionária para afugentar clubes como Atlético ou Juventus
FC Porto só espera pelo 18º aniversário do recordista para renovar o contrato e afugentar os interessados.
Corpo do artigo
O alvoroço que Fábio Silva tem provocado na primeira época na equipa principal tem extravasado as fronteiras portuguesas, ao ponto de despertar cada vez mais clubes para o potencial que vai revelando, e levará o FC Porto a avançar para uma nova renovação.
Ao que O JOGO apurou, a SAD azul e branca só espera que a nova pérola do clube complete 18 anos (em julho) para o prender a um contrato de longa duração - o atual termina em 2022, como impõem os regulamentos - e a uma cláusula de rescisão milionária.
O objetivo é afastar emblemas como o Atlético de Madrid ou a Juventus, que têm acompanhado de perto a evolução do internacional sub-19 português e já demonstraram vontade em pagar a cláusula atual, que ronda os 25 milhões de euros. O valor é considerado elevado para um atleta com esta idade, mas espanhóis, italianos e outros preferem avançar agora, fazendo uma aposta clara no potencial, do que deixar para mais tarde, quando a quantia exigida pelos portistas poderá ser significativamente superior. No entanto, o avançado continua a preferir manter-se no clube do coração, no qual vai aprendendo diariamente na equipa principal, e só mesmo um projeto irrecusável o fará ceder às tentações de imigrar com tão tenra idade.
Boa parte da explicação para os constantes relatórios que os principais clubes europeus têm recebido de Fábio Silva reside nos recordes que este tem alcançado com apenas 17 anos. O avançado já tinha sido o mais novo a estrear-se no campeonato (Gil Vicente), numa competição europeia (Young Boys) e a ser titular (Santa Clara) pelo FC Porto e, anteontem, com o Coimbrões, juntou-lhes também o registo de jogador mais novo da história dos azuis e brancos a marcar num jogo oficial, com 17 anos e três meses. Um feito muito celebrado pelos companheiros que se encontravam no relvado e também no banco de suplentes, como Soares ou Otávio, e que teve prolongamento nas redes sociais [ver peça à parte], onde o avançado teve a possibilidade de dizer o que sentia. "Primeiro passo a caminho de um dos objetivos desta temporada. Muito feliz pelo meu primeiro golo como sénior pelo FC Porto e por voltar a entrar na história deste grande clube. Seguimos juntos", escreveu no Instagram, recebendo mais de 28 mil gostos.
Além do recorde, o golo ao Coimbrões veio retirar um certo peso dos ombros de Fábio Silva, que há muito ambicionava com este momento. O avançado já havia sido titular com o Santa Clara, na Taça da Liga, mas sabia que o embate da Taça de Portugal se perspetivava como uma ocasião de ouro para voltar a escrever o nome do "Guiness Book" do FC Porto, uma vez que as oportunidades na equipa principal não abundam. A concorrência de Zé Luís, Marega e Soares é bastante forte e, pela forma como entrou com a equipa de Vila Nova de Gaia, até Aboubakar vai começar a reclamar por mais minutos. Descer à equipa B no futuro, como estava inicialmente planeado, de forma a ganhar experiência de jogo, não está fora de hipótese. Mas por enquanto Conceição prefere mantê-lo por perto...