
Fábio Fortes
Anadia
Avançado vai agir judicialmente contra o clube do Campeonato de Portugal
Leia também Ivanovic perde espaço no Benfica e terá um teste na Taça de Portugal
Fábio Fortes, avançado que iniciou a época ao serviço do Anadia, clube que vive dias difíceis no Campeonato de Portugal (13.º lugar na Série B), recorreu às redes sociais para assegurar que foi alvo de um "despedimento ilícito".
"O presidente da Anadia FC SAD, Vítor Raposo, e também o diretor desportivo, André Nogueira, abordaram-me há alguns dias para me informar que estaria despedido . Depois de ter sido despedido sem qualquer justificação e perante uma atitude de prepotência como nunca tinha visto em toda a minha carreira, em Portugal ou no estrangeiro, fui notificado pela Anadia FC SAD da rescisão unilateral do meu contrato de trabalho, com efeitos imediatos, novamente sem qualquer justificação", pode ler-se. "Esta rescisão configura, obviamente, um despedimento ilícito, motivo pelo qual solicitei ao Sindicato dos Jogadores Profissionais de Futebol, que me acompanha desde a primeira hora, para reagir judicialmente a este despedimento e exigir todos os meus direitos. Lamento este desfecho que, como facilmente se compreende, fugiu totalmente ao meu controlo, e quero nesta despedida, totalmente inesperada, agradecer a todos os meus colegas, staff técnico e adeptos", vincou.
O Anadia reagiu a estas palavras de Fábio Fortes através de um comunicado. "A decisão relativa ao vínculo do atleta decorreu de uma avaliação interna efetuada pela equipa técnica, pelo diretor desportivo e pela administração. Essa avaliação teve em conta critérios técnicos e comportamentais, enquadrados nas exigências competitivas e profissionais que orientam o projeto desportivo do Anadia. Antes de qualquer decisão definitiva, a SAD procurou encontrar com o atleta uma solução amigável e equilibrada para ambas as partes. Não tendo sido possível chegar a acordo - por não ter sido aceite pelo jogador -, a SAD avançou para a rescisão contratual nos termos previstos no contrato e na lei", justifica. "O atleta foi informado previamente da intenção da SAD e, posteriormente, recebeu a comunicação formal da rescisão com o devido enquadramento legal. Todo o processo foi conduzido com respeito pelas normas legais e pelas cláusulas contratuais aplicáveis. Não existe, portanto, qualquer despedimento ilícito", assegura.
Eis o comunicado do Anadia na íntegra:
"O Anadia FC SAD tomou conhecimento da publicação do atleta Fábio Fortes nas suas redes sociais.
O Anadia FC SAD relembra que todas as partes envolvidas em contratos de trabalho estão vinculadas a cláusulas de confidencialidade. O clube cumprirá sempre a lei e reserva-se o direito de defender o seu bom nome quando necessário.
Sem prejuízo do direito do jogador expressar a sua perspectiva pessoal, importa esclarecer o seguinte:
1. A decisão relativa ao vínculo do atleta decorreu de uma avaliação interna efetuada pela equipa técnica, pelo diretor desportivo e pela administração.
Essa avaliação teve em conta critérios técnicos e comportamentais, enquadrados nas exigências competitivas e profissionais que orientam o projeto desportivo do Anadia FC SAD.
2. Antes de qualquer decisão definitiva, a SAD procurou encontrar com o atleta uma solução amigável e equilibrada para ambas as partes. Não tendo sido possível chegar a acordo - por não ter sido aceite pelo jogador -, a SAD avançou para a rescisão contratual nos termos previstos no contrato e na lei.
3. O atleta foi informado previamente da intenção da SAD e, posteriormente, recebeu a comunicação formal da rescisão com o devido enquadramento legal.
Todo o processo foi conduzido com respeito pelas normas legais e pelas cláusulas contratuais aplicáveis. Não existe, portanto, qualquer despedimento ilícito.
4. A SAD respeita o direito do jogador de recorrer às instâncias que entender adequadas.
Da mesma forma, manter-se-á disponível para colaborar com total transparência e defendendo sempre a verdade dos factos.
5. O Anadia FC SAD não comenta em espaço público detalhes de relações contratuais individuais e não participa em polémicas mediáticas, por respeito ao grupo de trabalho e ao bom nome da instituição.
O nosso foco está na estabilidade do balneário, no desempenho desportivo e na continuidade do processo de profissionalização em curso.
6. Agradecemos ao Fábio Fortes o contributo dado desde o início da época e desejamos-lhe sucesso nos desafios futuros.
A direção do Anadia FC SAD mantém-se firme nos seus valores: trabalho, seriedade, responsabilidade e compromisso com o futuro do clube e da comunidade."

